Escritório de Tecnologia Social da UFC recebe Menção Honrosa no Prêmio ODS Brasil

Imagem: Foto do professor Alexandre Araújo Bertini (coordenador do Escritório) e da professora Nadja Ghleuca da Silva Dutra Montenegro durante o eventoO Escritório de Tecnologia Social (ETECS) da Universidade Federal do Ceará recebeu Menção Honrosa na primeira edição do Prêmio ODS Brasil, iniciativa desenvolvida pelo Governo Federal com o objetivo de valorizar e divulgar projetos que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no País.

A solenidade de premiação ocorreu na última semana, no Palácio do Planalto, em Brasília, ocasião em que foram divulgados os nomes dos 12 projetos vencedores nas seguintes categorias: Com Fins Lucrativos; Sem Fins Lucrativos; Ensino, Pesquisa e Extensão; e Governo.

No total, a Secretaria de Governo da Presidência da República recebeu 1.038 inscrições, das quais 729 tiveram a participação validada. O projeto de extensão da UFC ficou entre as 39 práticas finalistas do prêmio. Ele concorreu com outros 122 projetos na categoria Ensino, Pesquisa e Extensão, que teve como vencedoras iniciativas promovidas pela Universidade Federal Rural do Semiárido (Rio Grande do Norte), Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (Bahia) e Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro).

ETECS – Criado em 2006, o Escritório de Tecnologia Social da UFC atua com o objetivo de atender a população de baixa renda da Região Metropolitana de Fortaleza em projetos de construção, reforma e regularização fundiária.

A assistência técnica é gratuita e realizada por estudantes das áreas de arquitetura e urbanismo e engenharias, sob orientação de professores. Famílias com renda de até três salários mínimos podem solicitar os serviços do escritório no site do projeto.

Informações sobre as 39 práticas finalistas estão disponíveis no relatório da primeira edição do Prêmio ODS Brasil.

Fonte: Vitor Fraga, integrante do Escritório de Tecnologia Social da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.