UFC tem o melhor Índice Geral de Cursos contínuo do Norte e Nordeste, aponta MEC

Imagem: Desde 2006, as notas no IGC e CPC vêm crescendo na UFC de forma contínua, independentemente do grupo de cursos avaliado (Gráfico: CCSMI/UFC)Mais uma vez, a Universidade Federal do Ceará se destaca no Índice Geral de Cursos (IGC), com nota 4, que a coloca na melhor posição do Norte e Nordeste entre instituições públicas e privadas de ensino superior. Em âmbito nacional, a UFC aparece na 12ª posição se consideradas somente as universidades federais, na 16ª entre as instituições públicas e na 38ª colocação geral.

O dado, referente a 2017, mostrou a melhora da UFC em vários segmentos, nessa terça-feira (18), após avaliação de 2.066 instituições públicas e privadas de todo o País. As instituições que obtiveram um desempenho maior do que a maioria receberam nota 4 ou 5 e representam 20,5% do total. A maioria (66%) aparece com nota 3.

O IGC é um dos principais indicadores de qualidade do Ministério da Educação (MEC) e leva em conta a qualidade de cursos de graduação, avaliada por meio do Conceito Preliminar de Cursos (CPC), e também o desempenho na pós-graduação (mestrados e doutorados), aferido através da nota CAPES (avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Imagem: Reitor da UFC, Prof. Henry Campos, sentadoGRADUAÇÃO – Em relação ao CPC, também divulgado nessa terça-feira (18) pelo INEP, que analisa cada curso de graduação separadamente, o desempenho foi positivo, com 66,6% dos cursos avaliados com as melhores notas, 4 e 5. Dos 51 cursos avaliados em 2017, 3 ficaram com CPC 5, 31, com CPC 4 e outros 17, com CPC 3. Nenhum curso da UFC obteve nota 1 ou 2.

Obtiveram nota 5 no CPC, estando entre os 10 melhores do País em suas áreas, os seguintes cursos: Ciência da Computação em Quixadá (5º) e as licenciaturas em Letras Português/Inglês (4º) e em Educação Física noturno (6º). Também se destacou, com CPC 4, o bacharelado em Ciências Sociais integral, que figura como o 8º melhor do País.

Para o reitor Henry Campos, a divulgação desses indicadores confirma que "a Universidade Federal do Ceará vive um grande momento, em que cada vez mais se consolida como instituição de excelência". O reitor ressalta que o empenho da equipe advém do espírito de responsabilidade e de qualidade da universidade pública e da busca contínua por um padrão de excelência na formação dos estudantes.

Desde 2006, as notas no IGC e CPC vêm crescendo na UFC de forma contínua, independentemente do grupo de cursos avaliado (ver gráfico acima). Para o pró-reitor de Graduação, Cláudio de Albuquerque Marques, isso mostra que os avanços são consistentes. "A UFC está cada vez mais próxima de alcançar uma nota 5 no IGC, uma vez que a diferença foi de apenas 0,056 ponto", destacou.

A UFC registrou IGC contínuo de 3,8893. Para transformar variáveis contínuas em faixas, o INEP utiliza uma metodologia de cálculo em que resultados acima de 3,9450 são convertidos em nota 5.

O INEP divide os cursos de graduação em três ciclos avaliativos, que são acompanhados trienalmente. Em 2017, foi avaliado o chamado grupo azul, que inclui engenharias, licenciaturas e cursos de tecnólogos em 34 áreas.

Imagem: Estudantes em laboratórioPÓS-GRADUAÇÃO – Um dos critérios para o cálculo do IGC é a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES na última avaliação disponível. Em 2017, a CAPES divulgou que a UFC obteve nota 5 em 19 programas de pós-graduação, considerados, portanto, de excelência nacional. Além disso, a Instituição se revelou a universidade do Norte e Nordeste com mais cursos de pós-graduação de padrão internacional (notas 6 e 7). São 10 cursos, o equivalente a 17% do total avaliado.

O resultado da avaliação mostrou a melhora da UFC em vários segmentos.

"Isso não é por acaso, é resultado de um acompanhamento bastante próximo. No período analisado, aumentaram significativamente a oferta de matrículas na graduação, o número de formandos e o impulso à pós-graduação. Temos que louvar o trabalho conjunto dos coordenadores de cursos e de programas acadêmicos, dos diretores de unidades e dos servidores técnico-administrativos", afirmou o Prof. Henry.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: 85 3366 7331