SECULT-ARTE lança edital Bolsa-Arte de 2019; inscrições até 10 de fevereiro

Imagem: As inscrições do Bolsa-Arte acontecem de 2 de janeiro a 10 de fevereiro de 2019 (Imagem: Divulgação)A Secretaria de Cultura Artística (SECULT-ARTE) da Universidade Federal do Ceará lançou, nessa quinta-feira (20), o edital do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte, para o ano de 2019. O Edital nº 04/2018, e seu aditivo, é voltado ao cadastro de projetos artísticos e culturais, a serem inscritos por seus coordenadores de 2 de janeiro a 10 de fevereiro de 2019. São os coordenadores das iniciativas aprovadas que farão, posteriormente, a seleção destinada à concessão de bolsas para estudantes de graduação.

Criado em 2013, o PPCA já beneficiou mais de 110 projetos, atingindo um público de cerca de 30 mil pessoas. As bolsas do programa são destinadas a alunos da UFC para atividades de formação, realização e produção artística dentro e fora da Universidade. O objetivo principal do Bolsa-Arte é oferecer condições para o fomento de bens artístico-culturais.

Nesta edição, serão disponibilizadas até 100 bolsas, com vigência de abril a dezembro de 2019. De acordo com o edital, cada projeto deverá ter no mínimo dois e no máximo quatro proponentes por projeto, entre professores e servidores técnico-administrativos lotados na Universidade.

Cada iniciativa contemplada terá como exigência a realização de atividades de contrapartida social e de propostas de apresentação de, pelo menos, quatro bens ou produtos artístico-culturais, sendo duas apresentações públicas em dependências da UFC ou em locais ligados à Instituição.

As particularidade desse edital estão no modo de inscrição e na forma de avaliação. As inscrições serão realizadas através de preenchimento e envio de formulário próprio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A equipe da SECULT-ARTE UFC disponibiliza um passo a passo que indica como abrir o processo e enviar o formulário e o parecer pelo SEI.

AVALIAÇÃO – No processo seletivo do Bolsa-Arte 2019, os projetos serão divididos em dois eixos: Projetos Novos e Projetos para Renovação. Cada eixo possui critérios distintos de avaliação e estabelece pontos classificatórios em um ranking. Este ranking será apresentado à Comissão de Avaliação, que fará o julgamento dos projetos e a distribuição das bolsas. Esses procedimentos correspondem à segunda e à terceira fases da seleção, respectivamente.
Outra novidade é que os coordenadores deverão enviar relatórios mensais de atividades dos projetos à SECULT-ARTE. Os relatórios já começaram a ser solicitados em 2018, porém, em 2019, seu envio no período disposto no edital será obrigatório.

CONTATO – Dúvidas e outras informações sobre o Bolsa-Arte podem ser esclarecidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (85) 3366 7831.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 85 3366 7831