Mais dois professores da UFC são eleitos membros afiliados da Academia Bras. de Ciências

Imagem: O Prof. Roberto César Pereira Lima Júnior atua na área de Farmacologia, na Faculdade de Medicina da UFC (Foto: Divulgação)Mais dois professores da Universidade Federal do Ceará passam a integrar o seleto quadro de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Os professores Pierre Basílio Almeida Fechine, do Departamento de Química Analítica e Físico-Química, e Roberto César Pereira Lima Júnior, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, foram eleitos para compor o quadro de afiliados da ABC na Região Nordeste e Espírito Santo. O resultado foi divulgado na quinta-feira (20).

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC e membro titular da ABC, Antonio Gomes, isso mostra que a Universidade vem se destacando na categoria de afiliados. "Com o resultado divulgado, a UFC contabiliza 19 membros afiliados, dos 52 até então eleitos na Região Nordeste e Espírito Santo. É muito significativo para a Instituição esse resultado, porque são jovens pesquisadores que tem atuação destacada em suas áreas e serão lideranças científicas no futuro", ressalta.

Os membros afiliados são pesquisadores de excelência com menos de 40 anos de idade que integram o quadro da ABC por um período de cinco anos. Os docentes eleitos tomarão posse em 2019.

NOVOS MEMBROS – Professor de Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC, Roberto César Pereira Lima Júnior é graduado em Farmácia (2003) e possui mestrado (2003) e doutorado (2008) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará. É pós-doutor pela Università degli Studi di Torino, na Itália. Coordena o Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Câncer (LAFICA-UFC) e é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.

"Recebi a notícia com grande emoção. Nosso nome atingindo esse patamar só engrandece nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo", afirma o Prof. Roberto César, destacando ainda o legado do Prof. Ronaldo Ribeiro, um dos fundadores do LAFICA, que o inspirou na trajetória acadêmica e profissional.

Imagem: O Prof. Pierre Basílio Almeida Fechine atua no Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC (Foto: Divulgação)Felicidade e emoção também foram as palavras do professor do Departamento de Química Analítica e Físico-Química da UFC Pierre Basílio Almeida Fechine. Licenciado (2001) e bacharel (2002) em Química pela UFC, tem mestrado (2004) e doutorado (2008) em Química Inorgânica pela mesma instituição. É pós-doutor (2014-2015) em Engenharia de Cristais pela University of Limerick (Irlanda) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – nível 2.

"É uma honra e fico muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho. Sinto-me lisonjeado em ser escolhido entre tantos outros professores extremamente capacitados que a Universidade possui", comemorou.

Além dos dois docentes, foram eleitos ainda como membros afiliados da Região Nordeste e Espírito Santo: Bartolomeu Cruz Viana Neto, que cursou graduação, mestrado e doutorado em Física na UFC e atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Felipe Bohn e Luiz Felipe Cavalcanti Pereira, docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

No início deste mês, os professores Manoel Odorico de Moraes, da Faculdade de Medicina, e José Soares de Andrade Júnior, do Departamento de Física, foram anunciados como novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências, categoria que tem assento vitalício na ABC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331