UFC reafirma parceria entre NUTEDS e UNA-SUS para cursos de formação em saúde

Reitor e representantes da FIOCRUZ, UNA-SUS e NUTEDS em volta da mesa do gabineteO reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Henry Campos, recebeu, na tarde dessa terça-feira (29), uma comitiva composta por profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) e do Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (NUTEDS) da Faculdade de Medicina da UFC. No encontro, foram discutidas estratégias futuras, bem como feito um balanço das ações em formação em saúde empreendidas ao longo de oito anos da parceria UFC/NUTEDS e UNA-SUS.

Estiveram presentes à reunião, realizada na Reitoria, a equipe de coordenadores do NUTEDS, sob coordenação geral do Prof. Luiz Roberto de Oliveira; a secretária executiva da Rede UNA-SUS, Fabiana Damásio; e o coordenador de monitoramento e avaliação da UNA-SUS, Alysson Lemos, os dois últimos da FIOCRUZ em Brasília.

Criada em 2010, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) tem como objetivo oferecer atividades de capacitação e educação permanente aos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, conta com uma rede colaborativa formada por 36 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância. A Universidade Federal do Ceará é uma delas, sendo uma das primeiras a integrar o sistema.

"A UFC é uma grande parceira da Secretaria Executiva da UNA-SUS e desde o início a equipe do NUTEDS vem se dedicando para construir estratégias que permitam que os profissionais concluam o seu curso. O índice de evasão na UFC é muito baixo – quando se compara com índices de cursos EAD – e isso tem se dado devido à atuação presente dos tutores", declarou Fabiana Damásio, secretária executiva da Rede UNA-SUS.

REPOSITÓRIO – Em quase uma década de atividades, a atuação UFC/NUTEDS gerou cerca de 6 mil trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Segundo Fabiana Damásio, todo esse material será, em breve, disponibilizado no repositório da UNA-SUS, para livre acesso a pesquisadores, profissionais e estudantes, inclusive de graduação. "O TCC tem esse objetivo de fazer com que o trabalhador olhe para o seu contexto de trabalho e faça articulação entre o processo de formação e como ele pode contribuir de forma efetiva para a melhoria da situação de trabalho em que ele vive. A ideia do acesso aos estudantes é que eles se atualizem sobre esses diversos temas atuais relacionados à saúde no País", destacou.

Em parceria com a UNA-SUS, o NUTEDS já ofereceu as especializações em Saúde da Família; Pesquisa e Inovação em Saúde da Família; e Saúde da Pessoa Idosa, com mais de 3 mil vagas abertas entre 2010 e 2017. As especializações são voltadas para a formação dos profissionais atuantes no Programa Mais Médicos e no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Além disso, o Núcleo da UFC atuou nas capacitações em Saúde da Pessoa Idosa; Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas; Atenção Domiciliar; e Intercorrências Agudas no Domicílio. As capacitações são destinadas ao público da área da saúde, como gestores, profissionais, estudantes e pesquisadores.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: 85 3366 7331