Reitor recebe finalistas de seletivas para olimpíadas internacionais de astronomia

Imagem: O reitor Henry Campos recebeu professores da Seara da Ciência e  os jovens finalistas de seletivas nacionais para olimpiadas internacionas de astronomia (Foto: Heliomárzio Moreira)O reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, recebeu, na manhã da última sexta-feira (22), um grupo de estudantes cearenses finalistas de seletivas nacionais para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, a ser realizada neste ano, na Hungria, e para a Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica, que ocorrerá no México. Os jovens, alunos de escolas de Fortaleza, participam de treinamento na Seara da Ciência, espaço de divulgação científica da UFC, em parceria com o Planetário Rubens Azevedo, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Os jovens Caio Nascimento, Orisvaldo Salviano Neto, Raul Teixeira, Sarah Leitão Melo, Vinícius Rodrigues de Freitas e Victor Cortez, que já são destaque em olimpíadas nacionais e internacionais, vieram à Reitoria acompanhados pelo diretor da Seara da Ciência, Ilde Guedes, pelo coordenador de Astronomia da Seara e diretor do planetário do Centro Dragão do Mar, Dermeval Carneiro, e pelos professores de Astronomia Ednardo Rodrigues e Heliomárzio Moreira.

Na Seara da Ciência, estudantes de escolas públicas e particulares têm a oportunidade de entrar em contato com diversos aspectos da ciência de maneira lúdica e atraente, seja no museu interativo, seja nos diversos cursos ofertados. No caso dos jovens astrônomos, o treinamento para as olimpíadas inclui, entre outras atividades, aulas práticas de telescópio em céu aberto e em observatório e oficinas de foguetes.

FORMAÇÃO – O reitor Henry Campos demonstrou alegria em receber os estudantes e destacou a importância da contribuição que os cursos oferecidos pela Seara da Ciência têm dado tanto para revelar talentos como para colaborar na formação dos alunos. "Para a Universidade é uma satisfação ver que os cursos são recompensados pelo resultado que eles obtêm nas competições."

O Prof. Henry também elogiou a dedicação dos diretores e professores da Seara da Ciência, que, mesmo diante das crises que o País atravessa nos últimos anos, têm tornado aquele espaço de divulgação científica sustentável através de parcerias.

Imagem: Em nome da Seara e do Planetário do Dragão, Sarah Leitão Melo entregou ao reitor um kit com publicações e jogos educativos sobre astronomia (Foto: Heliomárzio Moreira)Das mãos da estudante Sarah Leitão Melo o reitor recebeu um kit com publicações e jogos educativos sobre astronomia produzidos por professores da Seara e do planetário do Centro Dragão do Mar.

O diretor da Seara, Ilde Guedes, ressaltou as parcerias com o Estado e o município de Fortaleza que permitem abrir e ampliar oportunidades para estudantes de escolas públicas e particulares complementarem a formação que recebem em sala de aula e se encantarem pelo mundo da ciência. Mencionou que novidades vêm por aí, como a proposta de implantação de "minissearas" em bairros de Fortaleza.

Fontes: Prof. Ilde Guedes, diretor da Seara da Ciência da UFC; Prof. Dermeval Carneiro, coordenador de Astronomia da Seara da Ciência da UFC; Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência – fone: 85 3366 9293