Projeto Livros Livres inaugura estante no espaço de convivência do ICA

Imagem: Foto de um rapaz e uma moça pegando livros na estante do projeto Livros LivresO projeto Livros Livres, iniciativa do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, inaugurou, no último dia 20, mais um ambiente para compartilhamento de livros na Universidade: o espaço de convivência do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA). A iniciativa é resultado de parceria entre a Biblioteca Universitária e o ICA.

A cerimônia de lançamento teve início com cortejo e roda de improvisação de dança e música. Foi promovida pelos integrantes dos projetos Improvisa, coordenado pela Profª Ana Carolina Mundim, do Curso de Dança; e Acadêmicos da Casa Caiada, coordenado pela Profª Catherine Furtado, do Curso de Música. Logo após, o diretor do ICA, Sandro Thomaz Gouveia, realizou a abertura oficial do evento. Sua fala foi seguida pela da bibliotecária Islânia Castro, responsável pela implementação do projeto na Universidade. Ela explicou aos presentes o funcionamento do Livros Livres.

O projeto conta com a colaboração da comunidade, por meio do recebimento permanente de doações de livros de literatura nacional e estrangeira de diversos gêneros literários, catálogos artísticos, histórias em quadrinhos, ensaios, revistas, entre outros tipos de publicação. Para o início do projeto, foi realizada uma campanha de arrecadação que recebeu 491 obras para compartilhamento.

O ICA é o 15º ponto do Livros Livres. Há 14 pontos na UFC e 1 externo. Em funcionamento desde maio de 2016, a iniciativa do Sistema de Bibliotecas da UFC já teve mais de 5 mil títulos compartilhados. Interessados em doar livros para a estante do projeto no ICA podem ir ao Setor de Produção Cultural do instituto, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Fontes: Direção da Biblioteca Universitária – fone: 85 3366 9507; Setor de Produção Cultural do Instituto de Cultura e Arte – fone: 85 3366 9222