Biblioteca de Ciências da Saúde completa 70 anos e lança livro na terça-feira (30)

Imagem: O livro celebra o aniversário da BCS a partir das memórias contadas pelos servidores e presta homenagem à primeira diretora da unidade (Imagem: Divulgação)A Biblioteca de Ciências da Saúde (BCS) da Universidade Federal do Ceará lançará, em sua sede (Rua Alexandre Baraúna, 1019, Campus de Porangabuçu), em Fortaleza, o livro Biblioteca de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará: 70 anos, na próxima terça-feira (30), às 15h. A publicação foi pensada para celebrar o aniversário da unidade a partir das memórias contadas pelos servidores. Entre os relatos está o da primeira diretora da BCS, Cleide Ancilon de Alencar Pereira. Com seu falecimento, ocorrido em 24 de abril do ano passado, a publicação tornou-se uma homenagem in memoriam.

A obra foi organizada pelos servidores técnico-administrativos Adeli Gomes Moreira, Rafael de Farias Vieira, Gislene Soares Guerra, Eliene Gomes Vieira Nascimento e Joaquim Melo de Albuquerque. Na apresentação do livro, eles explicam que o relato de Cleide traz informações históricas, técnicas e de natureza autocrítica numa narrativa leve e descontraída. "Relatos como este são imprescindíveis para a ampliação da visão da UFC como um lugar de construção do conhecimento", afirmam.

Além do rico depoimento de Cleide, o livro, ilustrado com muitas fotos, apresenta a BCS em depoimentos de outros de seus técnico-administrativos, mostra como era a biblioteca na época de sua criação e as diversas transformações ali ocorridas, traça um panorama da biblioteconomia ao longo desses anos, reconta "casos e causos" lá ocorridos e lança esperança para o futuro.

Fonte: Nicácia Lina do Carmo, diretora da Biblioteca de Ciências da Saúde da UFC ‒ fones: (85) 3366 8022 e 3366 8023