Startup de alunos da UFC de Quixadá é classificada para hackathon mundial da Microsoft

Imagem: foto da equipe em péA startup SharinAGRO, fundada por estudantes do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, classificou-se como a única representante latino-americana no hackathon Microsoft Al for Earth May Summit. O evento ocorrerá de 14 a 16 de maio, na sede da multinacional em Redmond, na região metropolitana de Seattle (EUA). O torneio premia propostas de inteligência artificial e aplicativos nas áreas de agricultura, biodiversidade, água e mudanças climáticas.

Os estudantes desenvolveram um protótipo que utiliza aprendizagem de máquina (subcampo da ciência da computação) para avaliação da fertilidade do solo, baseado em fotos da cromatografia de Pfeiffer. Os dados são compartilhados com pequenos agricultores, que são acompanhados do plantio à colheita e recebem informações sobre produção orgânica, acondicionamento correto dos produtos e alimentação saudável.

A equipe do projeto SharinAGRO é formada pelos alunos Nathália Ferreira de Figueiredo e Liomar Renner Araújo Abreu, do Curso de Engenharia de Software; Wallinson Deives Batista Lima, da Ciência da Computação; João Vitor de Araújo Rocha e Oderlan Freire, do Curso de Sistemas de Informação. A startup foi incubada no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do Campus da UFC em Quixadá.

Os estudantes estão organizando uma campanha para arrecadar recursos para ajudar no custeio de transporte, hospedagem e alimentação para a viagem aos Estados Unidos. Interessados poderão colaborar com doações financeiras de qualquer valor pela plataforma PicPay para o usuário @nathalia.ferreira166.

Fonte: Nathália Ferreira de Figueiredo, aluna de Engenharia de Software da UFC em Quixadá e integrante da equipe SharinAGRO – fone: (88) 99724 3761 / e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.