CONSUNI elabora lista tríplice para reitor da UFC; veja resultado

Imagem: integrantes do Conselho Universitário reunidos para a votação, dispostos em cadeiras colocadas em círculo ao redor de uma mesa (Foto: Viktor Braga/UFC)O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará elaborou, na tarde desta segunda-feira (20), a lista tríplice para a escolha do reitor para o quadriênio 2019-2023. Em votação secreta e uninominal, 47 conselheiros votaram no certame, que definiu os nomes de Custódio Almeida, Cândido Albuquerque e Maria Elias Soares, em ordem decrescente de votos, para a lista que seguirá ao Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A nomeação do reitor é prerrogativa do presidente da República.

O atual vice-reitor, Custódio Luís Silva de Almeida, que compõe chapa com o diretor do Campus de Quixadá, Davi Romero, encabeça a lista, com 25 votos. Na sequência vem o diretor da Faculdade de Direito, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, em chapa com o representante das Coordenações de Núcleos e Projetos de Extensão, Glauco Lobo Filho, que obteve 9 votos. A diretora do Campus de Crateús, Maria Elias Soares, conquistou 8 votos. O certame teve 4 votos em branco e um nulo. O presidente do Consuni, reitor Henry de Holanda Campos, absteve-se de votar.

A Profª Maria Elias apresentou seu nome para votação em virtude da desistência do candidato Antônio Gomes de Souza Filho, que manifestou por escrito o desejo de que seu nome não seja incluído na lista tríplice. O processo se deu conforme o item 2.11 da Nota Técnica Nº 400/2018 do Ministério da Educação (MEC), que define que, caso o número de inscrições no Colegiado Máximo seja igual ou inferior a 2, previamente à votação, uma ou mais pessoas devem ser indicadas.

O presidente da sessão, reitor Henry Campos, parabenizou os candidatos e agradeceu ao Conselho por proceder à votação de forma tranquila “e rigorosamente dentro da legitimidade, com nada a ser contestado”.

O RITO – A reunião do CONSUNI teve início com a posse de novos conselheiros. Foram empossados Francisco Alex Almeida Lima, Carliana Isabel Nascimento Pereira, Francisco Nahuan Ribeiro Gonçalves, Jobson Cavalcante da Silva, Thiago de Oliveira Matos e João Victor Escórcio de Oliveira, representantes do Corpo Discente de Graduação; Gabrielle Lima Feitosa e Daniel Paiva de Macedo Júnior, representantes do Corpo Discente de Pós-Graduação, e José Sampaio de Souza Filho, representante da comunidade na área empresarial.

Logo após, o presidente da Comissão Eleitoral Central, Haroldo César Pinheiro Beltrão, fez o relato do processo de consulta à comunidade universitária, realizada no dia 8 de maio de 2019, na qual Custódio Almeida liderou a votação, com 34,70% dos votos ponderados, seguido de Antônio Gomes, com 25,89%, e de Cândido Albuquerque, com 4,61%.

Em seguida, foi dado início ao certame, com distribuição das cédulas de votação entre os conselheiros, que tiveram voto secreto. Após contagem e divulgação do resultado, a reunião foi suspensa para lavratura da ata e, na sequência, reaberta para a sua leitura. A ata foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331