Procurar no portal

Celebração em família marca primeira noite do ciclo de colação de grau 2019.1

Imagem: Familiares de formandos compareceram em peso à formatura (Foto: Arlindo Barreto)O dia da formatura é tão aguardado pelos estudantes e suas famílias, como data simbólica e culminância de um percurso de estudos e sonhos, que desde o final da tarde de terça-feira (16), uma pequena multidão já se aglomerava nos jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará. Enquanto posavam para fotos, reuniam amigos e faziam os últimos ajustes na beca, os rostos estampavam sorrisos e expressões esperançosas pelas próximas etapas da carreira profissional.

Foi assim a abertura do ciclo de colações de grau do semestre 2019.1 em Fortaleza; uma ocasião especial para 359 formandos dos cursos de graduação ofertados pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE), pela Faculdade de Medicina (Curso de Fisioterapia), pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA), pelo Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), pelo Instituto UFC Virtual, pelo Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR), além de formandos do Curso de Tecnologia em Gestão da Qualidade, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

Assista a vídeo da UFCTV:

Imagem: Irmã, esposa, sogra e mãe de João Batista, agora formado em Letras-Inglês, prestigiaram a celebração (Foto: Arlindo Barreto/UFC)EM FAMÍLIA Para João Batista Maia, de 31 anos, agora licenciado em Letras-Inglês pela UFC, a formatura foi o momento propício de dividir a conquista com a irmã, a esposa, a sogra e a mãe Francisca Eugênia, essa última escolhida para ser a madrinha da colação de grau. "Qual é a mãe que não desejaria ver um filho formado? Meu sonho é ver meus filhos 'tudinho' formados. Este ano é ele, e ano que vem é minha filha, em nome de Jesus", celebrou.

A caravana ainda aguardava a chegada do pai, do irmão e da cunhada, que logo se somariam às celebrações da noite. Nos planos do novo professor de inglês, estão o de dar aulas e de continuar os estudos de pós-graduação na própria UFC. "Foi muito suor, muita luta mesmo, e foram anos que eu esperei por esse grande dia. Qualquer pessoa sonha em ter um curso superior, e hoje estou muito feliz", compartilhou João Batista.

Imagem: As solenidades de colação em Fortaleza ocorrem na Concha Acústica, que é decorada e preparada para receber os eventos (Foto: Arlindo Barreto/UFC)PASSA UM FILME Larissa Medeiros, de 26 anos, concluinte do Curso de Jornalismo, convidou os pais e o namorado para o evento. O curioso foi a escolha da madrinha, a jornalista Claudiene Costa, que fora a sua chefe de estágio no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "É um sentimento de realização e de orgulho estar aqui nesta Universidade, que sonhei tanto em entrar, e sair dela formada. Pretendo entrar na carreira como assessora de comunicação, pois já tive experiências diversificadas, e se eu me mantiver dentro da minha área, já vou estar bem satisfeita", afirmou Larissa.

Para Claudiene Costa, formada no mesmo curso e pela mesma Instituição em 2006, veio uma torrente de boas lembranças, ao recordar a própria formatura anos antes na Concha Acústica. "Fiquei muito lisonjeada pelo convite. Passa um filme na cabeça, ao lembrar da Larissa desde as disciplinas da graduação. Fico feliz por ela neste momento estar apta a colar grau, por reconhecer a estudante no processo de construção; e agora, na glória, ela nos dá o prazer de estarmos juntas", declarou.

Veja mais fotos da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Ivanise Rodrigues, do Curso de Enfermagem, foi a oradora discente (Foto: Arlindo Barreto/UFC)COLHENDO FRUTOS  "A semente do pensamento é o sonho", disse certa vez o escritor mineiro Rubem Alves. Nessa ideia, conquistar o desejado diploma de nível superior, depois de anos de semeadura, é qual uma profícua colheita. Foi com esse espírito, de retorno após dedicação e esforços, que ocorreram os discursos da primeira noite de colação.

Iniciou as falas a oradora discente Ivanise Domingues, do Curso de Enfermagem. Emocionada, a jovem fez um retrospecto da entrada dos alunos na Universidade, a partir das experiências como recém-ingressos. "Na primeira semana, fomos apresentados ao local que seria a nossa segunda casa por alguns anos. Éramos calouros, prestando atenção a tudo e já sonhando com o dia em que seríamos formados", recordou.

Destacou ainda a superação necessária a cada estudante na trajetória rumo à conclusão do curso. E direcionando o sentimento de gratidão aos professores e servidores técnico-administrativos da UFC, Ivanise avaliou o crescimento humano aliado ao desenvolvimento profissional como um de seus maiores aprendizados. "Desejemos que o conteúdo mais importante nunca nos falte: o amor!", declarou.

A formação humanística foi um dos tópicos reforçados pela Profª Patrícia Collares, do Curso de Fisioterapia, oradora docente na solenidade. "Não importa o caminho que escolheram, façam esse caminho dar certo. Sejam corajosos, estudem e se atualizem sempre, mas que esse conhecimento científico esteja aliado a uma boa dose do cuidado e atenção à pessoa e ao coletivo. Respeito ao próximo e empatia devem fundamentar a abordagem aos problemas e as tomadas de decisões", destacou.

A alegoria da semeadura também foi evocada pela docente, que conclamou aos formandos a prática da virtude no desempenho de suas profissões. "Hoje vocês estão colhendo os frutos que plantaram, mas não parem. Continuem plantando e regando com amor, respeito, paciência, fé e alegria", aconselhou.

Imagem: Reitor Henry Campos, ladeado por pró-reitores e coordenadores de cursos (Foto: Arlindo Barreto/UFC)CONQUISTAS  "Houve o tempo de semear, hoje é o dia de colher", afirmou o reitor Henry Campos em seu discurso, que salientou o sentimento de vitória em cada um ali presente. Qualificando a formação de profissionais como uma das contribuições mais amplas que a UFC oferece à sociedade, Henry Campos reiterou que, desse modo, a Instituição ajuda a escrever a história do Estado.

"É assim que ajudamos a escrever a história do Ceará, é transmitindo o saber, gerando conhecimentos, atuando diretamente na comunidade, preservando e difundindo nossos valores culturais. Trabalhamos a ciência, a tecnologia e a inovação; cuidamos da saúde do corpo e da mente; pesquisamos as riquezas da terra e do mar. E o fazemos com tanto amor ao nosso ofício que, mesmo em tempos de recessão, logramos crescer e investir na qualidade", ponderou o reitor.

A projeção conquistada pela UFC nos cenários nacional e internacional de ensino superior, nos últimos quatro anos, também esteve na fala do dirigente: hoje, a UFC é 19ª melhor da América Latina, segundo a Times Higher Education, e figura entre as 500 melhores universidades do planeta em sete áreas de concentração, de acordo com o Global Ranking of Academic Subjects.

"No momento em que precisamos mostrar à sociedade quão importante é a atuação da Universidade, esse conceito máximo vem nos dar a segurança de que, apesar de uma conjuntura adversa, teremos sempre uma avaliação positiva por parte daquele a quem realmente servimos: o povo do Ceará", afirmou.

Leia mais: UFC alcançará a marca de 100 mil estudantes graduados no ciclo de colações de grau de 2019.1

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331

Endereço

Av. da Universidade, 2853 - Benfica, Fortaleza - CE, CEP 60020-181 - Ver mapaFone: +55 (85) 3366 7300