Alegria e projetos de futuro definem segunda noite de colação de grau em Fortaleza

Imagem: Os tradicionais balões e confetes enfeitaram a festa na Concha Acústica (Foto: Ribamar Neto/UFC)Balões, cornetas, buzinas, confetes, de tudo havia na celebração da grande noite da formatura. Teve gente que veio de pertinho, gente que veio de longe, de outros continentes até. Houve os que às 16h já estavam na Reitoria da Universidade Federal do Ceará, e aqueles que deram aquela corrida para não perder a assinatura da ata de colação. Na noite de quarta-feira (17), a segunda do ciclo de colações de grau do semestre 2019.1, formaram-se 426 novos profissionais dos cursos ofertados pelo Centro de Ciências, Centro de Ciências Agrárias e Centro de Tecnologia.

Para alguns, o ensino superior era o caminho esperado, para outros, o maior sonho de toda uma família. Amigos, parentes, colegas de trabalho e até animais de estimação estiveram na cerimônia. Em 65 anos de história da UFC, criada em 1954, foi alcançada a marca de 100 mil profissionais formados.

Cada um que ali se graduava era o aluno 100 mil. E muito mais do que um número, foram 100 mil histórias de vida que construíram um dos maiores patrimônios da UFC: a transformação pessoal e profissional de milhares de estudantes.

Veja mais fotos da colação de grau no Flickr da UFC

Imagem: Momento do juramento dos formandos (Foto: Ribamar Neto/UFC)PROJETO DE FUTURO – O estudante Pedro Vitor Pereira, de 22 anos, concluinte da Licenciatura em Ciências Biológicas, é egresso da rede pública de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza. Pedro foi o primeiro do seu núcleo familiar a ingressar em uma universidade pública. Uma professora de Biologia do ensino médio o inspirou para trilhar o caminho da docência e para optar pelo curso, cujo bacharelado pretende seguir em fluxo contínuo, além da pós-graduação na área. "Por estar me formando na licenciatura, pelo meu trabalho posso transformar alguma coisa”, declarou Pedro Vitor.

Victória Carvalho, de 22 anos, formanda de Biotecnologia, comemorou a conquista do diploma ao lado dos pais, da irmã, do primo e dos avós paternos e maternos. Pelo lado do pai, ela também é a primeira da família a entrar na faculdade. Quando secundarista, Victória se interessou pela área na Feira das Profissões da UFC, e hoje se gradua com os colegas da 6ª turma do curso, criado em 2009. "Quero contribuir para que a Biotecnologia, ainda pouco conhecida, seja cada vez mais relevante dentro do Estado e do País", refletiu.

Imagem: Wanner Kelly Silva, do Curso de Engenharia Civil, oradora discente (Foto: Ribamar Neto/UFC)EXCELÊNCIA – A relevância social da universidade pública e seu impacto para o crescimento do País foi a tônica dos discursos da noite. A estudante Wanner Kelly Silva, do Curso de Engenharia Civil, oradora discente, enfatizou o alto nível do ensino e pesquisa da UFC. "Tivemos o privilégio de fazer parte de uma instituição engrandecedora, que nos deu condições de estudar gratuitamente, de ajudar a sociedade através de projetos diversos e de desenvolver pesquisas de excelência científica e técnica. Porque na nossa universidade pública e federal não tem balbúrdia, tem educação de qualidade", afirmou.

Dirigindo-se aos mais novos profissionais que ali estavam, a formanda também abordou a importância da determinação para a conquista de objetivos. "Os sonhos se tornam realidade na medida exata dos nossos esforços. Na universidade pudemos aprender todos os dias, assim como aprendemos a errar, e descobrimos que cada um de nós tem o poder de realizar nossos próprios sonhos quando fazemos para as pessoas e por nós mesmos", concluiu.

Assista ao vídeo da UFCTV, que acompanhou a oradora Kelly Damasceno durante todo o dia da colação de grau:

Discursou em seguida, como orador docente, o Prof. Christiano Magini, do Curso de Geologia, que reforçou o protagonismo das universidades públicas no ensino superior brasileiro. "Orgulhem-se da UFC pois, notoriamente, é uma das melhores do País, visão de quem foi por 11 anos avaliador do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Aqui vocês experimentaram a universidade, e quem a viveu plenamente terá saudades dessa convivência democrática, porque nas universidades vivemos e transformamos jovens adolescentes em cidadãos e adultos mais maduros", refletiu.

Imagem: Cortejo do reitor, pró-reitores e coordenadores de curso na Concha Acústica (Foto: Ribamar Neto/UFC)INSERÇÃO SOCIAL – Mais de quatro milhões de pessoas. Esse é o número de cearenses beneficiados pelas ações da UFC, como destacou o reitor Henry Campos em seu discurso. A expansão da Universidade para o Interior e as atividades de extensão, como o IPREDE, as Casas de Cultura Estrangeira e as iniciativas no Grande Bom Jardim, foram citados como exemplos bem-sucedidos de interlocução da UFC com o povo cearense. "Atentos à proposta das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), estaremos presentes em qualquer bairro onde se clame por uma presença sem ranço assistencialista, uma atuação qualificada, séria e despojada de interesses político-partidários", declarou.

Seguindo o lema do "Universal pelo Regional", a UFC também tem empreendido iniciativas de êxito no campo da internacionalização. Salientou o reitor o Programa Institucional de Internacionalização (PRINT), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no qual a UFC aprovou todos os 16 projetos submetidos, a fim de consolidar parcerias com universidades estrangeiras. Outra medida citada pelo reitor foi a ampliação do programa de professores visitantes, o maior da história da Instituição.

"Ultimamente, toda semana temos tido algo a festejar. Tudo nos traz a certeza de que estamos construindo uma universidade contemporânea, perfeitamente inserida em sua comunidade e, ao mesmo tempo, presente no mundo globalizado. Não existe, aqui, o mérito de uma administração, de forma isolada; o que se revela é o talento, o compromisso institucional de todos os que fazem a Universidade", avaliou Henry Campos.

Leia mais:
Celebração em família marca primeira noite do ciclo de colação de grau 2019.1
UFC alcançará a marca de 100 mil estudantes graduados no ciclo de colações de grau de 2019.1

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331