Campus de Russas inaugura nova unidade didática, RU e galpão de laboratórios

Imagem: O reitor Henry Campos inaugurou três novos equipamentos do campus da UFC em Russas: uma segunda unidade didática, um galpão para laboratórios e o restaurante universitário (Foto: Ribamar Neto/UFC)O reitor Henry Campos inaugurou, na noite dessa terça-feira (23), três novos equipamentos do Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas: uma segunda unidade didática, que se une à já existente, um galpão para laboratórios e o restaurante universitário (RU).

A inauguração, que contou com a participação do diretor do campus, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, e de servidores docentes e técnico-administrativos, ocorreu logo após a cerimônia de colação de grau dos estudantes da UFC no município, localizado no Vale do Jaguaribe.

Leia mais: Histórias de superação e união dos formandos dão o tom da colação de grau em Russas

Imagem: Unidade Didática II do Campus de Russas abrigará dois laboratórios de informática (Foto: Ribamar Neto/UFC)"O campus é belíssimo, é o que há de melhor em termos de instalação de equipamentos. Tudo feito com muito cuidado, muita qualidade e beleza, e isso vai certamente trazer um dinamismo e acelerar todo o processo de crescimento dos cursos, da produção científica e de tudo o mais", comemorou o reitor, ressaltando a satisfação em realizar a inauguração dos equipamentos mesmo em um período no qual o Brasil vive uma crise e a Universidade sofre com contingenciamento de recursos financeiros. "Isso não seria possível, também, se não fosse pelo empenho e dedicação do diretor Lindberg Gonçalves e de toda a sua equipe", complementou.

Para o diretor do campus, as obras eram necessárias para dar conta da demanda dos cursos. O campus iniciou suas atividades em julho de 2014 e hoje conta com cinco cursos: Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. "Realmente, foi um passo fantástico feito num momento de crise", reforçou o Prof. Lindberg.

Imagem: Os estudantes já poderão contar, a partir do semestre 2019.2, com o RU próprio do campus (Foto: Ribamar Neto/UFC)Segundo ele, a Unidade Didática II, um espelhamento da já existente, receberá novas salas de aula, dois laboratórios de informática e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), programa do Ministério da Educação que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância, além de já contar provisoriamente com a biblioteca do campus.

"Tem sala de videoconferência e sala para toda a coordenação da UAB, que a gente espera ter uma atuação mais presente junto ao Instituto UFC Virtual na parte de ensino à distância, pensando num futuro até no Campus de Itapajé, na parte de ensino de licenciaturas", esclarece.

O galpão recebe laboratórios que serão usados por todos os cursos de engenharia do campus. Há o laboratório de materiais de construção, o de recuperação de edificações, o de soldagem, o de sais mecânicos (ou ensaios físicos), o de mecânica dos solos e o de fluorescência de raio-x. E os estudantes já poderão contar, a partir do semestre 2019.2, com o restaurante universitário próprio do campus.

Imagem: A Unidade Didática II já abriga provisoriamente a biblioteca do campus (Foto: Ribamar Neto/UFC)Além destes três equipamentos, as obras incluíram ainda a construção do muro e do gradil do campus, de frente para a avenida que está sendo duplicada, e a ligação das duas unidades didáticas por meio de passarela. "Agora, estamos trabalhando no projeto de um auditório, do prédio definitivo da biblioteca e da urbanização do campus. É um outro passo e, apesar de todo o cenário obscuro, a gente vai enfrentar", aponta o diretor do campus.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331