Curso no LABOMAR discutirá mudanças climáticas globais e biodiversidade marinha

Imagem: O curso será ministrado em inglês por respeitados cientistas da Itália, do Chile e Brasil (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais (PPGCMT), do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e Direito também da UFC, realizará de 2 a 6 de setembro a segunda edição do Fortaleza's Austral Spring School. Trata-se de um curso internacional que neste ano terá como tema "Global change and marine biodiversity" (Mudança global e biodiversidade marinha). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário eletrônico até o dia 17 deste mês.

Podem se inscrever estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), servidores de universidades e servidores públicos municipais, estaduais e federais com pesquisa ou atuação nas áreas de meio ambiente, clima e recursos hídricos e domínio do inglês, idioma no qual o curso será ministrado. As aulas, de 2 a 6 de setembro, ocorrerão das 8h às 12h e das 14h às 18h, no LABOMAR (Avenida da Abolição, 3207, Meireles), em Fortaleza.

Do programa fazem parte palestras ministradas por cientistas de renome mundial da Itália, Chile e Brasil, com foco nos seguintes tópicos: alterações climáticas globais; efeitos do aquecimento global sobre a biodiversidade marinha; efeito das mudanças na temperatura dos oceanos na reprodução, fisiologia e saúde das espécies marinhas; ecofisiologia dos principais organismos marinhos; impactos da mudança climática nos ecossistemas e espécies marinhas (moluscos, corais, entre outros); impactos das mudanças climáticas nos ciclos biogeoquímicos; como proteger os valores intrínsecos dos oceanos globais; a sobrevivência humana seria possível sem um oceano saudável?

CONVIDADOS – O curso será ministrado pelos pesquisadores Sergio Rossi, da Università del Salento, em Lecce; Lucia Rizzo, da Stazione Zoologica Anton Dohrn, de Nápoles, ambos da Itália; Victor Cubillas e Oscar Chaparro, da Universidad Austral de Chile (Valdivia); e Luiz Carlos Cotovicz Junior, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais.

O evento tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Outras informações podem ser obtidas no site do LABOMAR e na página do evento no Facebook.

Fonte: Prof. Luis Ernesto Arruda Bezerra, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais – fone: (85) 3366 7014