UFC sedia II Jornada dos Povos Indígenas de 6 a 10 de agosto

Cartaz de divulgação da II Jornada de Povos Indígenas e Universidades no CearáDe 6 a 10 de agosto, a Universidade Federal do Ceará promove a II Jornada dos Povos Indígenas e Universidades no Ceará (JPIUCE) e a III Semana dos Povos Indígenas na UFC. Os dois eventos coincidem com o Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, e reúnem pesquisadores das áreas do Direito, da Educação, da Saúde, dentre outras. Também participam da jornada a Universidade Estadual do Ceará (UECE), a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os eventos são gratuitos e abertos ao público.

A programação da II JPIUCE terá apresentações de trabalhos científicos, seminários, palestras e rodas de conversa. Nesta terça-feira (6), a partir das 14h30min, haverá a mesa-redonda "O papel da pós-graduação na questão da presença indígena na universidade", no Auditório José Albano, área 1 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2683, Benfica). A mesa terá como convidados o vice-reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida; o vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET), Walter Carlos Costa, e o educador Thiago Anacé.

Na próxima sexta-feira (9), às 14h, ocorrerá o círculo de cultura "Saúde tradicional na universidade: recriando caminhos", na sala do Laboratório de Práticas Alternativas em Saúde (LABPAS), no Departamento de Enfermagem (Rua Alexandre Baraúna, 1.115, Rodolfo Teófilo). Entre os facilitadores estão o Prof. Gerson Oliveira Júnior, da UECE; o Prof. Cezar Wagner, fundador do Núcleo de Psicologia Comunitária da UFC; a Profª Mary Anne Bandeira, coordenadora do Horto de Plantas Medicinais da UFC; e a Profª Luciane Alves de Oliveira, coordenadora do Grupo de Saúde Tradicional da UFC.

Ainda na sexta-feira (9), a partir das 18h30min, o anfiteatro da Faculdade de Direito da UFC (Rua Meton de Alencar, s/n, Centro) sediará o seminário "Direitos Indígenas e Linguagens de Resistência", com a presença de Weibe Tapeba, Thiago Anacé, Benício Pitaguary, Padre Rino e os professores Isabelle Braz, do Departamento de Ciências Sociais; Babi Fonteles, da Faculdade de Educação (FACED); e Raquel Coelho de Freitas, coordenadora do Grupo de Direito das Minorias e Fortalecimento de Cidadanias.

Outras informações estão disponíveis no perfil da JPIUCE no Instagram.

Fonte: Profª Raquel Coelho de Freitas, da Faculdade de Direito da UFC e integrante da comissão organizadora da II JPIUCE – fone: (85) 3366 7840