Professor de universidade dos EUA visita LABOMAR e realiza atividades com estudantes

Imagem: foto do professor Andrew RayO Prof. Andrew Ray, da Kentucky State University (Estados Unidos), participa nesta quarta-feira (7) de atividades no Centro de Estudos Ambientais Costeiros (CEAC) do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da Universidade Federal do Ceará, no município do Eusébio.

A visita do Prof. Andrew Ray ao CEAC terá início às 8h30min, quando lhe será apresentada a estrutura do Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos (LANOA). Na sequência, o pesquisador conhecerá os sistemas de captação, cultivo, produção de ração, armazenamento, pesagem e manejo do LANOA.

Às 13h30min, o Prof. Andrew ministrará a palestra "Intensive shrimp farming in the USA", sobre a pesquisa que desenvolve acerca de sistemas e práticas de aquicultura sustentável. Realizado em inglês e voltado exclusivamente para estudantes da UFC, o evento é gratuito e ofertou 15 vagas, todas já preenchidas.

Segundo o Prof. Alberto Nunes, do LABOMAR, a pesquisa do Prof. Andrew "inclui o reaproveitamento de infraestrutura municipal e agrícola abandonada, usando água recuperada para produção de peixe, produção integrada de peixes e plantas, tecnologia de aquicultura fotossinteticamente dirigida e aprimoramento da tecnologia de recirculação de sistemas de aquicultura”.

Ainda conforme o professor do LABOMAR, um dos focos dos estudos de Andrew Ray tem sido a tecnologia de aquicultura baseada em bioflocos, na qual uma densa comunidade microbiana em água destrói os resíduos e recicla os nutrientes de forma que a eficiência alimentar seja significativamente aumentada. "O pesquisador analisou a qualidade da água, a dinâmica dos isótopos, o ciclo de nutrientes, a ecologia e o manejo microbiano, as novas formulações de rações, o desenvolvimento de água do mar artificial e as técnicas de remediação de resíduos", explica o Alberto Nunes sobre a pesquisa do Prof. Andrew, que atualmente trabalha com tilápia, camarão de água salobra, paddlefish e robalo listrado híbrido.

Fonte: Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC – fone: (85) 3366 7005