Nota do reitor – Dia do Estudante: Hora de reforçar os laços com a Universidade

Imagem: O reitor Henry Campos convida os alunos e ex-alunos da UFC a renovarem seus laços com a Universidade, "que todos queremos pública, gratuita, autônoma e de qualidade" (Foto: Viktor Braga/UFC)O transcurso do Dia do Estudante (11 de agosto) enseja oportunas reflexões. Saudando todos os nossos alunos – de Graduação, de Pós-Graduação e dos cursos de Extensão –, considero pertinente ressaltar sua participação decisiva no esforço, já vitorioso, para fazermos da Universidade Federal do Ceará uma instituição acadêmica de grande porte, com presença marcante em todo o Estado e, ao mesmo tempo, se projetando internacionalmente, mercê de sua qualidade.

No quadriênio administrativo que se encerra, a UFC investiu fortemente em áreas fundamentais, que nos tornaram a melhor Universidade do Norte e Nordeste e a 19ª de toda a América Latina. Espero que, nos anos vindouros, continuemos oferecendo a nossos discentes um padrão de ensino que os leve a brilhar não apenas na academia, mas, igualmente, quando deixarem o Campus para assumir os encargos profissionais que a sociedade lhes reserva.

O que deles esperamos é o empenho em absorver os conhecimentos que aqui vieram buscar, assim como a capacidade de exercitar o senso crítico diante da realidade que nos cerca, lapidando os valores éticos e democráticos, a visão humanística e a sensibilidade social que cultivamos na Universidade. Nosso projeto é formar novas e autênticas lideranças para os vários escalões da vida pública e setor privado, cidadãos verdadeiros, capazes de atuar eficazmente, de modo a se produzirem os avanços sociais e econômicos que trarão prosperidade e justiça.

Ao ecoar o transcurso do Dia do Estudante, convido os nossos alunos e ex-alunos a renovarem seus laços com esta grande Universidade, que todos queremos pública, gratuita, autônoma e de qualidade.

Henry de Holanda Campos
Reitor da Universidade Federal do Ceará