Vetmóvel atenderá animais abandonados no Benfica; saiba como denunciar abandono

Imagem: O atendimento será voltado a animais que moram na UFC e aqueles cujo serviço já foi agendado (Foto: Ribamar Neto/UFC)O Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará receberá, de 19 a 23 de agosto, o Vetmóvel, equipamento veterinário da Prefeitura de Fortaleza, para realizar atendimento de animais abandonados que moram nas instalações da Universidade. O Vetmóvel ficará no estacionamento da rádio Universitária FM (Av. da Universidade, 2910), ao lado do Museu de Arte da UFC.

A atividade, inclusa na Semana de Castração e Vacinação de Animais Abandonados na UFC, está na sua terceira edição. Além da castração de animais, a semana promoverá a consulta veterinária e vacinação dos animais que moram na UFC e de outros cujo atendimento foi previamente agendado. Além disso, haverá adoção de PETs.

A inscrição de voluntários para participar das atividades encontra-se aberta e pode ser feita pelo Instagram da União Felina Consciente (@uniaofelina) e do grupo Animais UFC (@animaisufc). A UFC Infra emitirá declaração de participação voluntária no evento.

A Semana conta com o apoio dos grupos de protetores União Felina Consciente (do Benfica) e Animais UFC (do Pici), de servidores e estudantes voluntários, da Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental (UFC-INFRA), por meio de suas prefeituras especializadas (Prefeitura Especial de Gestão Ambiental e Prefeitura do Benfica) e da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

ABANDONO É CRIME – A Prefeitura de Gestão Ambiental tem realizado um trabalho de divulgação e conscientização sobre o problema do abandono de animais, principalmente cães e gatos, nas dependências da UFC. A prática é considerada crime, de acordo com o artigo 146 do Código Penal, com pena de detenção (de 15 dias a seis meses) ou multa.

De acordo com Geovany Torres, diretor da Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental, há, atualmente, cerca de 200 animais abandonados somente no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra.

Denúncias de abandono podem ser feitas por três canais:
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA): (85) 3247 2630
Agência de Fiscalização de Fortaleza (AGEFIS): (85) 3487 8532
Divisão de Vigilância da UFC: (85) 3366 9554

Fonte: Divisão de Educação Ambiental da Prefeitura Especial de Gestão Ambiental-UFC Infra– fone: (85) 3366 7896