Aluno da Seara da Ciência é bronze em Olimpíada Internacional de Astronomia

Imagem: Foto de um jovem de óculos redondos e cabelos cacheados sorrindo e segurando um certificadoO estudante cearense Raul Teixeira conquistou medalha de bronze na XIII Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, na sigla em inglês) 2019, que ocorreu de 2 a 10 de agosto em Keszthely, na Hungria. Iniciada em 2007, na Tailândia, a competição envolve equipes de secundaristas oriundos de 47 países.

Aluno de ensino médio do Colégio Farias Brito, Raul integra o GAS – Interestelar, o Grupo de Astronomia da Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da Universidade Federal do Ceará. Ele participou de treinamentos na Seara e foi um dos cinco estudantes selecionados, no universo de mais de 500 mil inscritos na última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Além de Raul, mais dois estudantes da equipe brasileira conquistaram medalhas de bronze: Giovanna Girotto e Luã de Souza Santos, além de menções honrosas para Bruna Junqueira e Lucas Shoji. De 20 a 26 de outubro, mais três alunos do Ceará, Caio Nascimento, Sarah Leitão e Bismark Moreira, integrarão a equipe brasileira na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em Puebla, no México.

O Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência, explica que, além da preparação inicial em suas respectivas escolas, os estudantes recebem treinamento complementar na Seara da Ciência e no Planetário Rubens de Azevedo. Nesses locais são realizadas oficinas de foguetes de material reciclado; há manuseio de telescópios, assim como simulados abertos a qualquer aluno interessado na seletiva da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Os treinamentos são conduzidos pelo Prof. Ednardo Rodrigues e por Heliomárzio Moreira.

Fonte: Prof. Ednardo Rodrigues, da Seara da Ciência da UFC – fone: (85) 3366 9245