Anuário Estatístico da UFC 2019 já pode ser consultado no portal da Universidade

Imagem: Banner com o nome do Anuário Estatístico 2019 base 2018 UFCEncontra-se disponível no portal da Universidade Federal do Ceará a versão digital do Anuário Estatístico da UFC 2019 (base 2018). O documento reúne um conjunto de dados estatísticos representativos do desempenho da Instituição e relacionados ao ensino, à pesquisa e à extensão e tem como objetivos prestar contas à sociedade e à comunidade interna, contribuir para o esforço institucional de ampliar a transparência e de assegurar o aperfeiçoamento da gestão universitária.

Produzido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o Anuário foi lançado oficialmente no último dia 5 por ocasião das comemorações de 50 anos da PROPLAD. São centenas de gráficos e dados estatísticos que ajudam a compreender tanto a dimensão quantitativa quanto o perfil qualitativo da Universidade.

No Anuário a pessoa interessada vai encontrar, logo no início, dados históricos, informações sobre a estrutura organizacional, com fluxograma da administração superior e da acadêmica. Ao longo das 441 páginas, estão números, tabelas, gráficos e explicações sobre infraestrutura física, orçamento, contratos e convênios, processos seletivos, inclusão social, indicadores de desempenho do ensino, pesquisa e extensão, detalhes sobre serviços do complexo hospitalar e equipamentos culturais, evolução da UFC nos rankings, entre outros dados.

“As adversidades impostas à Universidade pública brasileira se renovam e se multiplicam periodicamente, mas nunca arrefeceram o ânimo dos que abraçaram a causa do ensino superior de qualidade em nosso país. Pelo contrário, o compromisso da comunidade acadêmica com a produção do saber inovador se fortalece a cada vicissitude”, diz o texto de abertura do Anuário, assinado pelo reitor Henry Campos e pelo vice-reitor Custódio Almeida.

“Na Universidade Federal do Ceará, sabemos que estamos aqui para atender às demandas da sociedade, sem abdicar do direito à liberdade de pensamento e expressão, que caracteriza o ambiente acadêmico em todo o mundo civilizado. O que temos hoje é uma instituição transformada, em irrefreável ascensão nos rankings de avaliação do MEC e de organismos internacionais, e cada vez mais identificada com o projeto de redenção econômica e social do Nordeste brasileiro”, reiteram.

Para os dois gestores, “o fato de a UFC continuar a crescer em tempos de crise decorre de uma sintonia de esforços entre alunos e servidores docentes e técnico-administrativos. Resulta, igualmente, de uma política que nos leva a observar questões como a racionalização de recursos e estabelecimento de prioridades”. Nesse sentido, destacam a elaboração participativa do Plano de Desenvolvimento Institucional para o quinquênio 2018-2022, como valioso instrumento de gestão.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração – fone: (85) 3366 7360