Gratidão, orgulho e bons resultados marcam aniversário de 50 anos da PRPPG

Foto do reitor Henry Campos com toda a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-GraduaçãoSão 50 anos de sementes plantadas e muitos frutos colhidos: a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade Federal do Ceará comemorou, na manhã desta sexta-feira (16), seu cinquentenário, em cerimônia repleta de gestores, ex-gestores e cientistas que marcaram a história da UFC e da ciência no Estado.

Da criação dos primeiros cursos de mestrado da UFC, em Matemática e Bioquímica, ainda na década de 1960, até hoje, quando são 125 os cursos de mestrado e doutorado e 82 os programas de pós-graduação da Universidade, foram muitos os personagens, as estratégias e os esforços empreendidos – um histórico de sucesso destacado nos discursos do atual pró-reitor da PRPPG, Prof. Antonio Gomes, e do reitor da UFC, Prof. Henry Campos.

“A PRPPG tem marcos muito importantes, associados com a história desta casa. E devemos ressaltar a visão pioneira de nosso fundador, o reitor Antonio Martins Filho, e do Prof. Prisco Bezerra [presidente da Comissão Central de Pesquisa, embrião da PRPPG]. A internacionalização e a inovação tecnológica, que atualmente são marcas da UFC, já eram praticadas por eles”, destacou o reitor Henry Campos, que, em seguida, direcionou seus agradecimentos ao atual titular da PRPPG.

Foto do Reitor Henry Campos

“O Prof. Gomes deu uma contribuição ímpar nos resultados que hoje colhemos. Soube construir pontes e cultivar uma política de valorização das pessoas, dos nossos pesquisadores”, complementou o reitor.

Ele destacou, ainda, recentes conquistas que impactarão a pesquisa na UFC nos próximos anos, como a inauguração de dois biotérios de padrão internacional e a aprovação, no Conselho Universitário, da construção de uma usina fotovoltaica na UFC, que dará mais autonomia à Instituição em relação ao consumo de energia.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

O espírito de gratidão e de orgulho permeou todo o evento, que teve início com a acolhida de ex-pró-reitores, servidores e ex-pesquisadores da UFC, ao som do Quarteto de Cordas da Casa de Vovó Dedé.

Atualmente, a área de pesquisa e pós-graduação da UFC é uma das maiores responsáveis pelo bom desempenho da Universidade nos principais rankings nacionais e internacionais do ensino superior. A UFC é a instituição do Norte e Nordeste com o maior percentual de programas de pós-graduação com excelência internacional e nacional: 46% dos programas. É, ainda, a primeira do Brasil na proporção de artigos entre os 10% mais citados no mundo.

Foto do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antônio Gomes

A UFC também está entre as 10 instituições brasileiras com mais pedidos de patentes registrados – isso para citar apenas algumas das conquistas dos últimos anos, marcados por grandes parcerias com instituições nacionais e estrangeiras, aumento do número de bolsistas de produtividade do CNPq (superando a marca de 323), dentre outras.

O Prof. Gomes agradeceu à equipe da PRPPG e à comunidade acadêmica. “Indicadores, resultados etc., tudo isso está descrito nas notícias e relatórios. Fico muito satisfeito em ter participado desse processo, junto com meus coordenadores, mas isso só foi possível graças à história bem alicerçada da UFC e desta pró-reitoria. Mas de nada adianta os gestores tomarem decisões no plano estratégico se a equipe de servidores técnico-administrativos não for eficiente para implementá-las, e nem se a comunidade não estiver disposta a colaborar. E eu encontrei ambos os segmentos muito afinados, sou muito grato”, afirmou Gomes.

“Tenho três vivas: viva a ciência que ilumina; viva a educação que liberta; viva as nossas universidades, que nos iluminam e nos libertam”, continuou Gomes, sob aplausos.

A solenidade foi marcada também pela entrega de placas de reconhecimento em homenagem a servidores ativos e aposentados, integrantes das coordenadorias da PRPPG e ex-pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (a lista completa pode ser vista aqui) e pelo descerramento de placas comemorativas.

Foto da plateia presente à solenidade dos 50 anos da PRPPG

HISTÓRIA – O aniversário de 50 anos da PRPPG contou com a presença de figuras marcantes da história daquela pró-reitoria – entre elas, o ex-reitor da UFC e ex-pró-reitor Paulo Elpídio de Menezes Neto, que lembrou as décadas de 1960 e 1970 como um período em que a PRPPG ainda refletia um cenário científico incipiente do Estado.

Segundo ele, foi em meados da década de 1970 que houve uma canalização de recursos para fomentar a pesquisa no Ceará, sobretudo a partir do Projeto Nordeste de Pós-Graduação. “De 1975 a 1979, foram criados cerca de 15 cursos de mestrado”, afirmou.

Confira vídeo da UFCTV sobre os 50 anos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC:

A primeira mulher a virar titular da PRPPG, Profa Glauce de Barros Viana, também prestigiou a cerimônia e mencionou os desafios do início da década de 1990, quando os primeiros cursos de doutorado começavam a impulsionar a pesquisa e a pós-graduação na UFC. Ela e a Profa Helena Pitombeira, também presente à solenidade, foram as duas mulheres a comandar a pró-reitoria.

Mais informações sobre a história da PRPPG podem ser vistas na linha do tempo da pró-reitoria, produzida pelo Setor de Design da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331