Agência UFC: Líquido da casca da castanha-de-caju: do agronegócio para a química

Imagem: foto de dois cajús em um cajueiroResíduo industrial negro e viscoso, o líquido da casca da castanha-de-caju (LCC) é uma das mais ricas fontes de fenóis, compostos químicos orgânicos encontrados no petróleo e no carvão e também em vegetais em pequenas quantidades. Na primeira de duas reportagens, a Agência UFC mostra como o Laboratório de Produtos e Tecnologia em Processos (LPT) da Universidade Federal do Ceará está transformando esse subproduto da indústria da castanha em produtos úteis para a sociedade.

Com o objetivo de buscar novos usos para o LCC, o laboratório investe na pesquisa sobre seus constituintes – componentes químicos que só existem nele – e já produziu pesticidas, inseticidas e antioxidantes para óleos naftênicos. Gerado em grandes quantidades e vendido atualmente por preços irrisórios pela indústria da castanha, o LCC caminha para se tornar, com o tempo, o principal produto desse setor.

Veja a matéria completa no site da Agência UFC, canal de divulgação científica e de extensão da Universidade.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331