ARWU: ranking internacional consagra UFC entre as melhores do Brasil

Imagem: logo do ranking ARWUMais um ranking comprova a excelência da Universidade Federal do Ceará entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil e do mundo. O Academic Ranking of World Universities (ARWU) 2019, divulgado neste mês pela Shanghai Ranking Consultancy, aponta que a UFC está entre as 20 melhores universidades do País e entre as mil do mundo.

No cenário mundial, a Federal do Ceará aparece na posição de 801 a 900. No ranking nacional, a UFC ocupa a faixa de 15 a 18, ao lado das Universidades Federais de Pernambuco (UFPE), Rio Grande do Norte (UFRN) e Santa Maria. UFC, UFPE e UFRN também estão empatadas no topo entre as universidades do Norte e Nordeste do País.

A Universidade de São Paulo (USP), que aparece em primeiro lugar do Brasil, ocupa a posição de 100-150 no mundo. O primeiro lugar mundial continua com a Universidade de Harvard (Estados Unidos), no topo da lista pela 17ª vez consecutiva.

O ARWU divulga, desde 2003, as 500 melhores instituições de ensino. Neste ano, pela primeira vez, o ranking publicou a lista com mil universidades, das quais 23 são brasileiras.

O Academic Ranking of World Universities avalia as instituições de ensino a partir de seis itens: número de alunos egressos da instituição que receberam Prêmio Nobel ou Medalha Fields (10% da nota); número de profissionais que trabalham na instituição e que ganharam Prêmio Nobel ou Medalha Fields (20%); número de pesquisadores altamente citados pelo Clarivate Analytics (20%); número de artigos publicados nas revistas Nature e Science entre 2014 e 2018 (20%); número de artigos indexados no Science Citation Index – Expanded e no Social Sciences Citation Index (20%); e desempenho acadêmico per capita relativo ao tamanho da instituição (10%).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331