UFC tem o menor risco de fraudes e corrupção entre instituições federais do CE

Foto da fachada da Reitoria da UFCA Universidade Federal do Ceará registrou, nos últimos anos, uma série de avanços no que diz respeito ao controle interno, governança e prevenção de riscos. Uma das conquistas mais recentes foi a melhoria da UFC no que diz respeito ao risco de exposição a fraudes e corrupção. A Universidade saiu do nível intermediário para o de baixo risco, conforme relatório da auditoria interna da Instituição, o que coloca a UFC com o menor índice de exposição entre todas as instituições federais sediadas no Ceará.

“Para chegarmos neste patamar, realizamos ações em diversas modalidades nos controles internos setoriais e macro. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFC foi todo elaborado seguindo as normas e padrões internacionais de governança, que são adotados pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para a gestão pública federal”, explica a auditora interna da UFC, Glícia Santiago.

Segundo ela, foi realizado um mapeamento de todos os processos e procedimentos realizados na Instituição para verificar quais poderiam estar travando a celeridade e a efetividade da força de trabalho da Universidade e, com essa identificação, foram buscadas soluções para os problemas. “Fazemos o monitoramento constante dos indicadores de avaliação para garantir uma maior eficiência nos serviços prestados à sociedade”, destaca a auditora.

Imagem: Glícia Santiago, auditora interna da UFC (Foto: Ribamar Neto/UFC)GOVERNANÇA - A Secretaria de Governança, criada em 2017, tem trabalhado de modo articulado com a Coordenadoria Geral de Auditoria, construindo um cenário mais seguro para a execução dos processos organizacionais e o alcance dos objetivos da Instituição.

A UFC é a 5ª instituição do Nordeste e a 11ª do Brasil com o melhor Índice Geral de Governança e Gestão (IGG) entre as Universidades do País. É, ainda, a 1ª do Nordeste e a 4ª do País no Índice de Governança e Gestão de Tecnologia da Informação.

Nos últimos anos, foram aprovadas a Política de Governança da UFC, em setembro de 2017, e a Política de Gestão de Riscos da UFC, em julho de 2019, fundamentais para a estruturação da área de governança na Universidade.

“Passamos a ter uma concepção mais segura e madura de governança e gestão de riscos. Hoje, conseguimos falar sobre esse tema com mais suavidade”, avalia a secretária de Governança da UFC, Tatieures Pires.

O primeiro semestre de 2019 também foi marcado pela atuação do Grupo de Interlocutores da Governança, uma equipe de agentes responsáveis por assessorar os gestores em assuntos pertinentes ao tema. Desde 2018, também foi realizada uma série de capacitações, com mais de 150 servidores, sobre mapeamento e gestão de processos, o que tem reduzido a burocracia e beneficiado a rotina de trabalho de unidades administrativas e acadêmicas da UFC.

Imagem: Reunião de apresentação do projeto Piloto de Elaboração da Matriz de Risco da UFC, em julho de 2018 (Foto: Viktor Braga/UFC)“Os setores puderam se debruçar sobre seus procedimentos de trabalho: o que fazem, como fazem e que medidas poderiam ser tomadas para melhorar os mecanismos de controle e tornar esse trabalho mais seguro”, explicou Tatieures.

Entre os resultados, pode-se destacar, ainda: a criação das Comissões Internas de Governança da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD); a implantação do Programa de Integridade (a UFC foi a primeira instituição pública federal cearense a implantá-lo, com reconhecimento da Controladoria Geral da União no Ceará), e a criação de projetos-pilotos de prevenção de riscos em unidades administrativas da UFC.

Fontes: Secretaria de Governança da UFC – fone: (85) 3366 7437; Coordenadoria Geral de Auditoria – fone: (85) 3366 7884