Pós-Graduação em Sociologia receberá professor francês para conferência inaugural do semestre

Imagem: cartaz no fundo marrom com foto deum homem branco, de camisa cinzaO Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal do Ceará realizará, na terça-feira (27), a conferência inaugural do semestre 2019.2, às 18h. Intitulada Desaparecer de si: sobre indivíduo e vínculo social hoje, a aula será ministrada pelo Prof. David le Breton, da Université de Strasbourg (França).

A palestra tratará das sensações de peso da existência, sobretudo entre adolescentes; da individualização do laço; e das tentativas de se livrar de si para escapar das pressões da sociedade. E entrará em temas como depressão, esgotamento, busca da solidão, partida e indiferença em relação ao mundo.

Aberto ao público e proferido em português, o evento insere-se em um conjunto de atividades que visam à internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. A conferência ocorrerá no Auditório Luiz de Gonzaga, na área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica). Serão emitidos certificados de participação, mediante assinatura de lista de presença.

O Prof. David le Breton é mundialmente conhecido por seus trabalhos no campo da sociologia do corpo e das emoções e na antropologia da dor. Membro do Instituto Universitário da França e do Instituto de Estudos Avançados de Strasbourg (USIAS), o convidado é referência nesse campo de estudos. Possui dezenas de livros publicados em várias línguas, entre elas a portuguesa.

Após a conferência, serão lançados os livros Desaparecer de si: uma tentação contemporânea (Editora Vozes, 2018) e Rostos: ensaios de antropologia (Vozes, 2019), ambos de autoria do palestrante. Além da conferência, o professor ministrará aulas para alunos de mestrado e doutorado do PPGS e de áreas afins.

Fonte: Prof. Cristian Paiva, da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.