Abertas inscrições para competição InovAção, do CEMP; premiações somam R$ 10 mil

Imagem: O projeto é desenvolvido em parceria com a Jangadeiro TêxtilEstão abertas, até 10 de setembro, as inscrições para o projeto InovAção – Jangadeiro Têxtil – 2019, competição de inovação aberta empresarial promovida pelo programa de extensão Centro de Empreendedorismo (CEMP) da Universidade Federal do Ceará. Serão oferecidas 60 vagas no processo seletivo para alunos matriculados na UFC e em outras instituições de ensino superior do Ceará. As equipes com as melhores soluções propostas receberão premiações que totalizam R$ 10 mil.

O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Jangadeiro Têxtil, empresa cearense com destaque na área têxtil, com apoio da Ciclo Jr., empresa júnior das Engenharias Química e Ambiental da UFC. As normas para a participação, avaliação e premiação dos estudantes inscritos encontram-se no edital da competição.

As inscrições devem ser feitas através de formulário eletrônico. Do total de vagas, 30 são para alunos de graduação, 15 para alunos de pós-graduação e 15 para equipes pré-formadas de estudantes (seja de graduação ou pós-graduação). O CEMP UFC ficará responsável por alocar em equipes os participantes que se inscreverem de forma individual.

O InovAção é um projeto de inovação aberta (open innovation) que visa desenvolver competências empreendedoras e apoiar a geração de projetos inovadores e sustentáveis em empresas cearenses. Na edição de 2019, a competição aborda proposição de ideias/soluções voltadas para os desafios empresariais da empresa parceira.

Nesse contexto, ressaltando a interação universidade-empresa, o projeto estimula a criação de soluções tecnológicas e novos negócios a partir de problemas reais trazidos por empresas já consolidadas no mercado para serem resolvidos de forma empreendedora e inovadora por membros da comunidade acadêmica. A organização destaca que não é necessário que o candidato já tenha soluções previamente propostas para os problemas, pois ocorrerão atividades de capacitação e de mentoria nos encontros do projeto.

O CENTRO DE EMPREENDEDORISMO – O CEMP da UFC é um programa de extensão que objetiva promover a formação de competências empreendedoras e apoiar a geração de novos empreendimentos pela comunidade acadêmica, sob as perspectivas da inovação e da sustentabilidade.

Os participantes têm a oportunidade de desenvolver liderança em um ambiente organizacional e ter contato direto com instituições e profissionais que atuam em ambientes de empreendedorismo estadual, nacional e internacional.

Fonte: Prof. Abraão Freires Saraiva Júnior, coordenador do CEMP da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Gabriela Rodrigues de Almeida, gerente do projeto InovAção – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Instagram: @inovacao.cemp