Alemberg Quindins, Espedito Seleiro e Prof. Pedro Eymar recebem honrarias da UFC

Imagem: O pesquisador e produtor cultural Alemberg Quindins, falando à plateia, é um dos criadores da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda (Foto: Ribamar Neto)O final da manhã desta sexta-feira (23) marcou a entrega de honrarias pela Universidade Federal do Ceará a nomes de destaque na cultura do Estado. O Gabinete do Reitor reuniu servidores docentes e técnico-administrativos e representantes da área de arte e cultura cearenses para assistir à entrega do título de Notório Saber em Cultura Popular ao pesquisador e produtor cultural Alemberg Quindins e ao artesão Espedito Seleiro, representado na ocasião pela Profª Tânia Vasconcelos, coordenadora do projeto de extensão Espedito Seleiro: 80 Anos, do Curso de Design da UFC.

A reunião prestigiou também a concessão da Medalha do Mérito Cultural ao ex-diretor do Museu de Arte da UFC (MAUC), Prof. Pedro Eymar, homenageado, no encontro, pela atual diretora do MAUC, Graciele Siqueira.

Veja outras fotos da solenidade no Flickr da UFC

Imagem: A diretora do MAUC, Graciele Siqueira; o ex-diretor do Museu, Prof. Pedro Eymar; o professor e escritor Gilmar de Carvalho; e o reitor Henry Campos no momento da entrega da Medalha do Mérito Cultural a Eymar (Foto: Ribamar Neto)Além do reitor Henry Campos, a solenidade contou ainda com a presença do secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, Prof. Antonio Gomes; e do diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Prof. Sandro Gouveia, que apresentou as trajetórias de Alemberg Quindins e Espedito Seleiro, cujas indicações ao título foram feitas, respectivamente, pelo Mestrado Profissionalizante em Artes e pelo Mestrado Acadêmico em Artes.

Alemberg Quindins, um dos criadores da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, de Nova Olinda, conversou com a UFCTV após receber o título:

Já a Profª Tânia Vasconcelos comentou sobre a importância da concessão do título ao mestre Espedito Seleiro:

Apontado como “guardião” do MAUC pelo reitor Henry Campos, o Prof. Pedro Eymar falou da honra em receber a Medalha do Mérito Cultural da UFC:

O reitor Henry Campos destacou a importância dos homenageados, ressaltando suas trajetórias e contribuições para as artes e a cultura:

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331