PREX implantará primeira versão do Módulo de Extensão do SIGAA

Imagem: O Módulo de Extensão terá implantação gradativa em 2019 (Foto: Ribamar Neto/UFC)Ainda no semestre 2019.2, os cadastros, as análises e as aprovações das ações de extensão da Universidade Federal do Ceará passarão a ser realizados via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Isso será possível graças à parceria estabelecida desde 2015 entre a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Pró-Reitoria de Extensão (PREX), que desenvolveram o Módulo de Extensão, o qual faz parte do Sistema Integrado da Universidade, junto ao módulo acadêmico (SIGAA).

A primeira versão do sistema foi apresentada à equipe da PREX no dia 14 de agosto para ajustes finais. O Módulo de Extensão terá implantação gradativa em 2019. Inicialmente, a utilização do módulo pelos coordenadores extensionistas e gestores acadêmicos da Instituição será feita de forma paralela ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Por meio do sistema, as cinco modalidades de ação de extensão poderão ser cadastradas e analisadas, seguindo os trâmites de aprovação da UFC. O sistema conta com um banco de dados que contempla a maioria das ações ativas desde o ano de 2018, que poderão ser importadas para facilitar o preenchimento.

Dentre as novidades, as funcionalidades da equipe de trabalho e orçamento estão integradas, conferindo mais agilidade e automatização ao preenchimento do formulário de cadastro. Os novos recursos permitirão à gestão da Universidade acesso a um banco de dados com informações que auxiliarão a tomada de decisões, a divulgação das ações e a curricularização da extensão ora em processo de implementação na UFC.

Para versões futuras do Módulo de Extensão do SIGAA estão previstas as funcionalidades de emissão automática de declarações e certificados, registro de relatórios anuais das ações extensionistas e processo de avaliação para concessão de bolsas de extensão.

HISTÓRICO – A coordenadora de Extensão do Campus Porangabuçu, Profª Andréa Sílvia Walter de Aguiar, lembra que o início desse trabalho ocorreu em 6 de maio de 2015. De acordo com a professora, “na sala de reuniões da STI, no Pici, iniciamos o processo/desafio de implantar, junto ao SI3 da UFC, o Módulo de Extensão Universitária. Nesta reunião inicial estavam presentes: Prof. Joaquim Bento, diretor-executivo da STI; Profª Márcia Machado, pró-reitora de Extensão; Prof. Carlos Almir, pró-reitor-adjunto, na época; e Profª Andréa Sílvia, coordenadora das Ações de Extensão do Campus do Porangabuçu. Tão logo foi feita esta reunião, a equipe de trabalho da STI passou a ser constituída por Jander Soares, Dustan Cardoso, Sílvio Amarante, Luís Vasconcelos (e posteriormente Márcio Loureiro)”.

Acrescenta que na “PREX, os coordenadores setoriais, Prof. Eduardo Girão, Prof. Abraão Saraiva Jr. e Profª Nadja Dutra, e suas respectivas equipes de técnicos, passaram a colaborar com o desenvolvimento do módulo. E parece que foi ontem. Pouco mais de quatro anos de trabalho entre as duas unidades administrativas (PREX e STI) para que pudéssemos atender a toda pluralidade da UFC; em que os demais profissionais na PREX participaram com afinco, sob um ímpeto afoito de ofertar à comunidade acadêmica um módulo pertencente ao SIGAA que permitisse gerenciar ações de extensão (projetos, programas, cursos, eventos, prestações de serviços)”.

Por sua vez, a pró-reitora de Extensão da UFC, Profª Márcia Machado, agradece às equipes da PREX e da STI “o empenho em desenvolver esse projeto de implantação do SIGAA nesta Pró-Reitoria. Será um ganho muito grande para toda a Universidade e para as ações de extensão contar com um sistema integrado com as informações geradas pelos professores e pelos técnico-administrativos que coordenam as ações nessa universidade. É um sonho que finalmente foi realizado em prol do crescimento cada vez mais baseado na informatização dos serviços na Universidade Federal do Ceará", afirma.

A equipe da STI, que concretizou esse sonho, lembra que na criação do módulo de extensão do SIGAA “grandes desafios ocorreram, em um primeiro momento de implantação no cadastro da proposta, envolvendo complexas alterações nas seções de dados básicos, formação da equipe e sobretudo no orçamento”.

“Em um segundo momento”, continua a equipe, “chegaria o maior desafio: a adaptação do fluxo de aprovação das propostas de ação de extensão e inclusão da ‘figura’ das coordenadorias, inexistentes na versão original do sistema. Após esses ajustes e incrementos, o sistema já é capaz de contribuir bastante para a melhoria dos processos e, como toda implantação, requer colaboração da comunidade usuária para melhorias e eventuais correções. Ao final desta fase de implantação, a STI espera contribuir para a otimização e agregação de valor aos processos de trabalho envolvidos, contando com a parceria da PREX nas melhorias já previstas nesse módulo."

Fonte: Pró-Reitoria de Extensão da UFC – fone: (85) 3366 7452 – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.