Professora da UFC assume Núcleo Regional da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

Imagem: A Profª Maria Eugenia Ortiz assume o cargo no dia 4 de setembro e sua gestão vai até setembro de 2021 (Foto: Arquivo pessoal)A Profª Maria Eugenia Ortiz Escobar, do Departamento de Ciências do Solo do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Ceará, foi eleita diretora do Núcleo Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). A eleição ocorreu em assembleia geral realizada durante o XXXVII Congresso Brasileiro de Ciência do Solo, em Cuiabá (MT).

Ela assume o cargo no dia 4 de setembro e sua gestão vai até setembro de 2021. A sede da SBCS fica em Viçosa (MG), já o Núcleo Regional Nordeste da SBCS, criado em 2010, não tem uma sede própria. A professora atuará como representante da entidade na Regional Nordeste, que engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe e conta, atualmente, com 240 sócios representados por alunos de graduação, pós-graduação, profissionais e entidades ligadas às ciências agrárias e ambientais.

Com diploma de graduação em Engenharia Agronômica e título de doutorado em Ciências Agropecuárias – Manejo de Solos e Águas, chancelados pela Universidad Nacional de Colombia, a professora realizou também doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral em Agricultura Orgânica na University of Hawaii nos Estados Unidos.

Atualmente é docente do Departamento de Ciências do Solo da UFC, Instituição em que realizou pós-doutorado em Manejo de Solos. Ministra disciplinas nos cursos de graduação em Agronomia e Economia Ecológica, como também nas pós-graduações (mestrado e doutorado) em Ciência do Solo (Departamento de Ciências do Solo) e Ecologia e Recursos Naturais (Departamento de Biologia). Tem experiência em agronomia, atuando principalmente nas áreas de química do solo, química ambiental e poluição

Fonte: Diretoria do Centro de Ciências Agrárias – fone: (85) 3366 9732