Livro sobre implicações psicossociais da pobreza ganha versão em inglês

Imagem: O livro reúne estudos realizados com grupos em diferentes contextos e situações de privação no Brasil, México, Paraguai, Nicarágua e Espanha (Imagem: Divulgação)Já se encontra disponível, no site da Editora Springer, a versão em inglês do livro Psychosocial implications of poverty – diversities and resistances. A obra foi organizada pela Profª Verônica Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará; Prof. James Moura Jr., da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC; Elívia Cidade, doutora em Psicologia pela UFC; e Bárbara Barbosa Nepomuceno, doutoranda em Psicologia também da UFC. A versão em português foi lançada em 2016.

Trata-se do primeiro livro em inglês publicado pelo Departamento de Psicologia e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC.

A obra “apresenta uma compreensão multidimensional, psicossocial e crítica da pobreza ao reunir estudos realizados com grupos em diferentes contextos e situações de privação no Brasil, México, Paraguai, Nicarágua e Espanha”.

O livro está dividido em duas partes. Na primeira, constam estudos sobre “as implicações psicossociais da pobreza, apresentando os processos de dominação baseados na estigmatização e criminalização dos pobres, que contribuem para manter as realidades de desigualdade social”.

Na segunda parte, os estudos enfocam “estratégias de combate à pobreza e formas de resistência desenvolvidas por indivíduos que se encontram em situações de marginalização”.

Os organizadores acrescentam que as contribuições contidas na publicação partem do marco teórico desenvolvido pela psicologia social crítica, psicologia comunitária e psicologia da libertação.

“Faz-se um esforço para compreender a pobreza além de sua dimensão monetária, trazendo para a análise fatores sociais, culturais, estruturais e subjetivos. A ciência psicológica em geral não produziu conhecimentos específicos sobre a pobreza como resultado das relações de dominação causadas pelas desigualdades sociais promovidas pelo sistema capitalista”, afirmam. Os organizadores consideram que a obra vêm preencher essa lacuna.

Outras informações sobre o livro estão disponíveis no site da Editora Springer.

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Departamento de Psicologia e coordenadora do NUCOM da UFC – fone: 85 3366 7729