Equipe da UFC desenvolve propostas para requalificação arquitetônica em Salvador

Imagem: O trabalho envolve propostas para a requalificação arquitetônica e urbana da ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador (Imagem: Divulgação)A Universidade Federal do Ceará, juntamente com a Universidade Federal da Bahia e duas universidades italianas, desenvolve propostas para a requalificação arquitetônica e urbana da ladeira da Misericórdia, no Centro Histórico de Salvador. O trabalho está sendo realizado durante o 4º Seminário Internacional de Projeto – Requalificação Urbana e Cultura da Cidade (SIP), que ocorre até 1º de setembro na capital baiana.

O evento é uma realização da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (FAUFBA), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU), e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), em parceria com a Sapienza Università di Roma. A programação compreende um workshop e um ciclo de palestras.

No workshop, 35 estudantes da UFC, da FAUFBA e dos cursos de arquitetura da Sapienza Università di Roma e da Università degli Studi “G. d’Annunzio” Chieti-Pescara desenvolverão, em equipes multinacionais e sob a orientação de professores e pós-graduandos dessas universidades, as propostas para a requalificação da área, que inclui o conjunto de cinco imóveis restaurados pela arquiteta modernista Lina Bo Bardi na década de 1980 e um outro conjunto, em ruínas. Participarão ainda do evento professores convidados da Universidade do Porto e da Universidade Federal de Pernambuco.

O Prof. Bruno Braga, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design, representa a UFC junto com um grupo de cinco participantes, formado por alunos do último ano e recém-formados. “Considero uma importante experiência, tanto no que se refere aos intercâmbios discentes e docentes que serão realizados como no incentivo ao debate do projeto arquitetônico em suas dimensões teórica e prática, em especial quanto à intervenção no existente, tema cada vez mais presente nas discussões contemporâneas”, analisa o professor, que será palestrante no ciclo de palestras que integra a programação do evento..

O 4º Seminário Internacional de Projeto constitui um evento preparatório do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que ocorrerá pela primeira vez no Brasil em julho de 2020, no Rio de Janeiro.

Fonte: Prof. Bruno Braga, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design – fone (85) 3366 9600