PRECE 25 anos: experiência cearense com aprendizagem cooperativa é debatida em Brasília

Imagem: Mesa de audiência pública na Câmara dos Deputados (Foto: divulgação)A experiência cearense com aprendizagem cooperativa, reconhecida nacional e internacionalmente, foi tema de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília, na última terça-feira (27). O fundador do Programa de Estímulo e Cooperação na Escola (PRECE) e professor da Universidade Federal do Ceará, Manoel Andrade, participou do encontro. Destacando a importância da audiência pública, ele abordou o legado do PRECE e reforçou os pilares do programa, como a educação emocional e e autodeterminação dos estudantes.

O evento faz parte da comemoração dos 25 anos do PRECE, que trabalha de forma cooperativa e solidária em escolas públicas do Estado do Ceará. O programa é vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) da UFC.

Imagem: O debate contou com a presença de fundadores e coordenadores do PRECE (Foto: divulgação)Durante a audiência, os palestrantes, divididos em duas mesas de debate, refletiram sobre o trabalho desenvolvido no Ceará. Com o tema “O que é aprendizagem cooperativa e o que é o PRECE”, a primeira mesa contou com a presença do Prof. Frank Viana Carvalho, doutor em Filosofia, Ética e Política pela Universidade de São Paulo (USP), que ressaltou a importância da interação entre alunos e a formação de redes de aprendizado.

Em seguida, a Profª Ana Maria Teixeira Andrade, doutora em Educação e uma das coordenadoras do PRECE, destacou a importância da transformação de vidas que o programa tem proporcionado. A pesquisadora avaliou a audiência pública, organizada pelo deputado federal Idilvan Alencar (PDT-CE), como um momento ímpar na história do programa. “O PRECE está na mente de todos os atores, rapazes e moças, que o foram construindo nestes 25 anos, tanto na educação formal quanto na educação não formal”, considerou ela.

A audiência pública também contou com a presença de Elton Luz Lopes, diretor da Escola Estadual de Educação Profissional Alan Pinho Tabosa, uma das instituições que utiliza o método de aprendizagem cooperativa em parceria com a UFC. O diretor apresentou o impacto da aprendizagem cooperativa na escola e destacou a formação em aprendizagem cooperativa de professores no Estado do Ceará.

Imagem: Participantes da audiência pública (Foto: divulgação)O evento seguiu com a segunda mesa de debates, com o tema “O PRECE na secretaria de educação e na universidade”. Em seguida, o secretário-executivo da Educação do Ceará, Rogers Mendes, destacou que uma educação com base na cooperação consegue servir aos fins da transformação das pessoas e da autonomia intelectual ligada à solidariedade.

Professor da Escola José Bonifácio de Souza, em Quixadá (CE), Antônio Barbosa refletiu sobre a aprendizagem cooperativa na instituição pública. Para ele, os alunos estão mais motivados e cooperativos nas atividades, adotando uma postura protagonista.

Fonte: Setor de Comunicação da EIDEIA/UFC – fone: (85) 3366 9218