Instituto Confúcio realiza na quinta (5) Festival do Meio do Outono, com música e culinária

Imagem: cartaz com fundo vermelho e uma foto de uma chinesa com trajes típicos de seu País. Ao lado, informações sobre o Festival do Meio do OutonoO Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará realiza, nesta quinta-feira (5), uma tarde com músicas e degustação da culinária chinesa. A atividade, marcada para as 15h30min na sede do instituto (Rua Dr. Abdênago Rocha Lima, s/n, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra), faz alusão ao Festival do Meio do Outono, uma das mais tradicionais cerimônias familiares da China.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os visitantes terão a chance de conhecer a cultura chinesa e experimentar o “bolinho de lua”, doce chinês preparado com pasta de semente de lótus e massa de feijão-vermelho, tradicionalmente servido durante a festa.

O Festival do Meio do Outono ou Festa da Lua é uma das maiores e mais tradicionais cerimônias da cultura chinesa. O festival ocorre no 15º dia do 8º mês do calendário lunar. Neste ano, a data da festa corresponde, no calendário solar, ao dia 13 de setembro, na fase da lua cheia.

Para os chineses, esse é o momento para comemorar a colheita de verão, reunir-se em família para comer os “bolinhos de lua”, oferecer presentes para a Lua e contemplá-la como forma de agradecimento.

Mais informações no site do Instituto Confúcio da UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.