LABOMAR realiza até esta sexta-feira (6) curso sobre mudanças climáticas

Imagem: A biodiversidade marinha e as mudanças climáticas estão no foco do evento (Foto: Viktor Braga/UFC)O Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais da Universidade Federal do Ceará realiza, até sexta-feira (6), a segunda edição da "Fortaleza's Austral Spring School", que traz o tema "Global Change and Marine Biodiversity" (Mudança Global e Biodiversidade Marinha). As atividades teóricas e práticas acontecem na sede do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) da UFC (Av. da Abolição, 3207, Meireles), sempre das 8h às 12h e das 14h às 17h, com aulas em inglês.

Entre os temas a serem abordados estão: alterações climáticas globais; efeitos do aquecimento global sobre a biodiversidade marinha; efeito das mudanças na temperatura dos oceanos na reprodução, fisiologia e saúde das espécies marinhas; ecofisiologia dos principais organismos marinhos; impactos das mudanças climáticas nos ciclos biogeoquímicos; como proteger os valores intrínsecos dos oceanos globais; sobrevivência humana sem oceanos saudáveis, dentre outros.

Pesquisadores de universidades da Itália e do Chile já estão em Fortaleza e têm promovido intercâmbio com professores e estudantes da UFC e de outras universidades e com servidores que atuam em políticas de meio ambiente.

O curso será ministrado pelos pesquisadores Sergio Rossi, da Università del Salento (Lecce); Lucia Rizzo, da Stazione Zoologica Anton Dohrn (Nápoles), da Itália; Victor Cubillos e Oscar Chaparro, esses últimos da Universidad Austral de Chile (Valdivia). Também vai ministrar conteúdos o pesquisador Luiz Carlos Cotovicz Junior, professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais, do LABOMAR.

Imagem: O evento ocorre até sexta-feira (6) no LABOMARO projeto tem apoio dos Programas de Pós-Graduação em Geografia e em Direito da UFC, por meio do Programa CAPES/PRINT, e auxílio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Depois de mais de 200 inscrições, foram selecionados 50 participantes de sete cursos de pós-graduação da UFC, além de estudantes de outras universidades, tais como as federais do Maranhão (UFMA), do Rio Grande do Norte (UFRN) e Rural de Pernambuco (UFRPE), bem como servidores de cinco órgãos públicos ligados ao meio ambiente.

Serviço:
Fortaleza’s Austral Spring School on Global Change and Marine Biodiversity
Data: 2 a 6 de setembro de 2019
Horário: das 8h às 12h e das 14h às 18h
Local: Instituto de Ciências do Mar (Avenida da Abolição, 3207, Fortaleza, Ceará)

Programação diária:

02/09/2019 (segunda-feira)
Prof. Victor Cubillos (Universidad Austral de Chile)
Tema: Efeito das mudanças climáticas sobre a ecofisiologia dos organismos marinhos

03/09/2019 (terça-feira)
Prof. Oscar Chaparro (Universidad Austral de Chile)
Tema: Efeitos das mudanças climáticas e da acidificação dos oceanos sobre a reprodução de invertebrados marinhos