ENADE: Questionário do Estudante deve ser preenchido até hoje (21); processo é obrigatório

imagem: retângulo com nome "enade" centralizadoEstudantes inscritos na condição de concluintes habilitados no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) 2019 devem acessar o portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e responder ao Questionário do Estudante. O documento faz parte do processo avaliativo do ENADE e o seu preenchimento é obrigatório.

O objetivo do questionário é coletar informações sobre o perfil socioeconômico e acadêmico dos participantes do Exame, avaliando diversos aspectos sobre o curso de formação do estudante. O questionário deve ser preenchido até 21 de novembro por todos os concluintes inscritos, mesmo os que pretendam solicitar dispensa da prova.

O estudante concluinte que não preencher o instrumento ficará irregular junto ao ENADE e, mesmo que cumpra todas as outras obrigações do exame, não poderá colar grau.

O estudante só poderá responder ao questionário pela Internet, exclusivamente no Sistema ENADE. Para isso, é preciso que o participante realize seu cadastro no portal do INEP e gere a senha que será utilizada para fazer todo o acompanhamento de sua inscrição, a consulta do local de prova e a conferência do resultado individual.

ENADE 2019 – As provas serão aplicadas em 24 de novembro, com duração de quatro horas. As provas de cada uma das áreas de conhecimento avaliadas são compostas por dez questões de formação geral e 30 questões de componente específico. As questões discursivas do componente de formação geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. Os conteúdos avaliados no componente específico estão listados nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do INEP.

Na Universidade Federal do Ceará, 27 cursos foram enquadrados para participação no ENADE 2019, sendo 17 deles em Fortaleza. Os estudantes podem obter mais informações no site ENADE na UFC.

Fonte: Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas da PROGRAD – fone: (85) 3366 9020