Produções de alunos do Curso de SMD são selecionadas para mostras de animação

Imagem: desenho em 2d de uma menina de vestido rosa e cabelos ondulados castanhos. No desenho, a menina observa um passarinho roxo em cima de sua estanteAs animações Bola e Triângulo, Júlia e o Monstro e Meu Grande Herói, produzidas por estudantes do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará foram selecionadas para os festivais de animação Mostra Infantil do Dia Internacional de Animação, 15º Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil, Festival Baixada Animada, respectivamente.

Os trabalhos foram realizados durante o semestre 2018.2 na disciplina Produção Audiovisual para Crianças e Adolescentes, ministrada pela professora Andrea Pinheiro, em parceria com o Núcleo Cearense de Animação da Casa Amarela (NUCA).

No filme Bola e Triângulo, produzido por Artur Abreu, Eli Rodrigo e Cícero Neto, são utilizadas formas básicas para abordar o enfrentamento de medos. Na trama, a bola representa a criança, e o triângulo, com suas pontas, representa o medo e o perigo, que após ser enfrentado perde a capacidade de machucar. O curta foi selecionado para a Mostra Infantil do Dia Internacional de Animação, realizada pela Associação Brasileira de Cinema e Animação.

Já a animação Júlia e o Monstro, de Olavo Oliveira, Nayane Vasconcelos, Gustavo Moraes, Yanka Leandra e Thais Gouveia, foi selecionada para o AnimArte - 15° Festival Internacional de Animação Estudantil do Brasil, na categoria Estudantes Universitários. No filme, Júlia dorme tranquilamente quando escuta um barulho vindo de sua estante. Apesar do medo, ela decide acender a luz de seu quarto e descobrir o motivo dos sons estranhos, porém, é surpreendida por uma criatura ao se aproximar da estante.

A produção Meu grande herói conta a história de um menino que encontra forças para enfrentar seus medos através de memórias afetivas da família. De Allan Thalisson, Gabriel Machado, Felipe Cruz, José Gildeberto e João Paulo Celestino, a produção foi selecionada para dois eventos: o Festival Baixada Animada – 13° Mostra Ibero-americana de Cinema de Animação e também para o AnimArte, na categoria Estudantes Universitários.

Fonte: Profª Andrea Pinheiro, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.