Arquitetura da UFC inaugura escritório de campo nesta quinta-feira (5) no Grande Bom Jardim

Imagem: Alunos e professores de Arquitetura e Urbanismo da UFC já participaram de reuniões com moradores do Bom Jardim para falar sobre a ZEIS (Foto: Divulgação)Nesta quinta-feira (5), a partir das 17h, será inaugurado o escritório de campo da Universidade Federal do Ceará que servirá de base para atendimento aos moradores da Zona Especial de Interesse Social (ZEIS) do Bom Jardim, durante a elaboração do Plano Integrado de Regularização Fundiária (PIRF).

O endereço é na Av. Osório de Paiva, 5623, no Grande Bom Jardim. A inauguração ocorrerá durante o Sarau da Rede DLIS, que terá apresentações artísticas dos grupos Tambores do Gueto, Maracatu Nação Bom Jardim e As Três Marias. A programação é gratuita e aberta ao público.

O projeto de extensão envolvendo as ZEIS é fruto de um convênio entre a UFC e a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR). A partir dessa iniciativa, foram montadas equipes de campo para diagnóstico e elaboração de planos específicos com professores e estudantes de geografia, arquitetura, direito, economia, políticas públicas e sociologia. Essas equipes trabalharão até janeiro de 2020, utilizando a infraestrutura do escritório de campo e de laboratórios da Universidade.

Para a Profª Clarissa Freitas, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC, o projeto das ZEIS buscará a participação ativa das comunidades do Grande Bom Jardim, por meio de ações como a cartografia social. Os atendimentos incluem pequenas reformas, orientações jurídicas sobre regularização fundiária, entre outros.

“O atendimento aos moradores será feito sob demanda. Na prática, escolhemos trabalhar mais próximo aos moradores para que o plano urbanístico apreenda melhor as perspectivas dos moradores, a experiência deles sobre a vida cotidiana na cidade. Sabemos que existe uma enorme distância social entre os técnicos, acadêmicos e os moradores, e o escritório é um instrumento na direção de diminuir essa distância.”, explica a Profª Clarissa.

LEIA MAIS - Docentes da UFC e lideranças comunitárias discutem regularização fundiária das ZEIS

Escritório-modelo da Arquitetura e Urbanismo desenvolve projeto de cartografia social e regularização de casas na periferia de Fortaleza (da Agência UFC)

Fonte: Profª Clarissa Freitas, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design da UFC – fone: (85) 3366 7491