Recursos educacionais desenvolvidos pelo Instituto UFC Virtual são premiados em congresso em PE

Imagem: Logo do jogo Divertix em caixa alta com cada letra com uma cor diferente. Abaixo, elementos lúdicos, como bola de basquete, peão e blocos em cima de um livro abertoOs recursos educacionais digitais “Divertix” e “Qual o seu pedido?”, desenvolvidos por pesquisadores do Instituto UFC Virtual para fomentar o aprendizado de Matemática e Língua Portuguesa no ensino fundamental, foram premiados no IV Congresso Regional sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E). O evento foi realizado de 28 a 30 de agosto, em Recife (PE).

Os pesquisadores são vinculados ao Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA) e ao Laboratório de Mídias Eletrônicas (LME). O grupo e o laboratório reúnem estudantes de diversas áreas com o objetivo de criar recursos que tornem o ensino básico mais atraente e melhorem a aprendizagem.

No "Divertix", os estudantes podem desenvolver habilidades de interpretar, montar e tomar decisões baseadas em dados e gráficos, no contexto de uma redação de revista que teve o sistema de computadores invadido por um vilão que busca impedir a publicação da última edição do produto. No jogo, os alunos são convidados a participar de diversas atividades para restaurar os textos da revista danificados durante a invasão e terminar as reportagens a tempo da publicação.

O jogo alcançou o segundo lugar da categoria Recurso Educacional Digital (RED), que premia softwares, jogos e aplicativos que apoiem os processos de ensino e aprendizagem. O "Divertix" foi produzido por Joyce Sousa, Lídya Monteiro e Márcia Medeiros, colaboradoras do PROATIVA; Antonio Nathan Souza, do Curso de Sistemas e Mídias Digitais; Danilo de Souza e a Profª Juscileide Braga, da Faculdade de Educação; bem como os professores Maria de Fátima Costa e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

Imagem: desenho de uma cardápio de restaurante aberto, com pratos de comida em cima dele. Acima, desenho de uma placa oval marrom com a frase Qual o seu pedido? na cor brancaPor sua vez, o jogo educacional “Qual o seu pedido?” foi concebido para trabalhar o gênero cardápio. Nele o aluno assume as funções de cliente, garçom ou garçonete e de chef de cozinha para trabalhar a leitura através da produção de menus em um restaurante multiregional. O recurso utiliza-se ainda de avatares e recompensas para engajar os alunos nas tarefas.

O produto foi o terceiro colocado também na categoria Recurso Educacional Digital. A produção foi de Mércia Valéria Figueiredo e Rayssa Hitzschky, da Faculdade de Educação; Danilo Coelho Sousa, colaborador do PROATIVA; Gilson Gomes, colaborador do LME, e dos professores Raquel Santiago e José Aires, do Instituto UFC Virtual.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos como parte do Projeto Mídias Digitais na Educação (MIDE), financiado pelo Ministério da Educação e que visa criar um conjunto de recursos educacionais digitais de Língua Portuguesa e Matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Todos os recursos estão fundamentados na Base Nacional Comum Curricular e encontram-se disponíveis para livre acesso na Plataforma MEC de Recursos Educacionais Digitais.

Fonte: Prof. José Aires, vice-diretor do Instituto UFC Virtual – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.