Artigo da UFC que aborda reconhecimento de expressões faciais 3D é premiado na Itália

Imagem: foto do certificado do artigo premiadoTem a assinatura da Universidade Federal do Ceará o melhor artigo da 18th International Conference on Computer Analysis of Images and Patterns (18ª Conferência Internacional sobre Análise Computacional de Imagens e Padrões), a CAIP 2019, ocorrida de 2 a 6 de setembro, na Itália. A aluna do mestrado em Engenharia de Teleinformática da UFC Gilderlane Ribeiro Alexandre ganhou o prêmio de melhor artigo (best paper student award), com pesquisa que aborda o reconhecimento de expressões faciais em imagens 3D.

Intitulado “Reliability of Results and Fairness in the Comparison of Rates Among 3D Facial Expression Recognition Works”, o trabalho de Gilderlane foi desenvolvido em coautoria com os professores George Thé e José Marques Soares, ambos do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI).

Os pesquisadores investigaram como a comunidade científica internacional tem tratado o problema do reconhecimento de expressões faciais em imagens 3D. Conforme explica o Prof. George, “reconhecer expressões significa distinguir entre alegria, tristeza, medo, etc. Essa área do conhecimento está relacionada à proposição de técnicas voltadas, por exemplo, a sistemas de interação entre máquinas e usuários”. Outra aplicação do reconhecimento de expressões faciais está relacionada à captura da percepção de consumidores em estratégias de marketing moderno, por exemplo.

No artigo, os pesquisadores da UFC avaliaram a confiabilidade dos parâmetros de desempenho relatados na literatura para as diversas técnicas de reconhecimento de expressões, investigando um conjunto de estudos publicados de 2013 a 2018. O trabalho revelou que a comunidade científica, no quesito confiabilidade, “está carente de rigor na proposição e execução metodológica, o que compromete a comparação entre resultados e afeta a continuidade e o progresso científico nessa área”.

Imagem: O Prof. George Thé (ao centro) representou a equipe de pesquisadores na premiação (Foto: divulgação)“A investigação revelou que a preocupação com a estabilidade das taxas médias de reconhecimento está presente em apenas uma pequena parcela dos estudos. Além disso, demonstra que as taxas mais altas nesse domínio também são, potencialmente, as mais instáveis”, aponta o resumo do artigo, que está disponível on-line.

A CAIP 2019 foi promovida pela Associação Internacional de Reconhecimento de Padrões (IAPR) e pela Associação Italiana de Visão Computacional, Reconhecimento de Padrões e Aprendizado de Máquinas. A premiação de estudantes da UFC em congressos internacionais está entre os itens avaliados em rankings internacionais da educação superior.

Fonte: Prof. George Thé, do Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.