Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito, lança livro sobre os desafios éticos na ciência

Imagem: O livro aborda a ética da responsabilidade em face da crise ambiental (Imagem: Divulgação) O professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Flávio Gonçalves, lançará nesta sexta-feira (13) a obra Desafios da Ética na Ciência: Uma Abordagem com Fundamento no Princípio Responsabilidade de Hans Jonas (Editora Juruá, 170p., com versões impressa e digital). O evento acontecerá às 17h30min, na sede da Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (ESMEC), onde o professor é diretor pedagógico. O autor e a obra, com edições no Brasil (Curitiba) e em Portugal (Porto), serão apresentados pelo coordenador-geral da ESMEC, juiz Ângelo Bianco Vettorazzi.

“Outro lançamento da obra está previsto para outubro, na Faculdade de Direito da UFC, em evento que celebrará os 40 anos de publicação da obra seminal de Hans Jonas, intitulada O Princípio Responsabilidade”, informa o autor.

O livro é resultado das pesquisas desenvolvidas pelo Prof. Flávio Gonçalves durante seu mestrado em Filosofia, realizado na Universidade Estadual do Ceará (UECE). A obra aborda “a ética da responsabilidade em face da crise ambiental, discutindo como o saber científico poderia posicionar-se eticamente diante dos desafios oriundos da civilização científico-tecnológica, os quais podem ou não representar uma ameaça à natureza, a depender de sua orientação para a lógica da exploração e do lucro ou para a preservação da biosfera”.

No prefácio da publicação, o Prof. Jelson Oliveira, doutor em Filosofia e docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), comenta que “a obra situa-se no horizonte das pesquisas levadas a cabo no Brasil por parte dos membros do Grupo de Trabalho Hans Jonas da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e representa uma contribuição importante não apenas no campo da ética filosófica, stricto sensu, mas também em áreas afins, como: Direito, Ciências Sociais e Políticas, Bioética e todas as atividades científicas que demandam uma reflexão sobre o uso de poderes disponíveis ao ser humano cuja base exige a responsabilidade”.

SOBRE O AUTOR – Além de professor da Faculdade de Direito da UFC e diretor pedagógico da ESMEC, Flávio Gonçalves é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Doutor em Educação pela UFC, mestre em Filosofia pela UECE e mestre em Direito pela UFC, com curso de aperfeiçoamento na Università Degli Studi di Pisa (UniPi/Itália). Integra, como pesquisador, o Grupo de Pesquisa Hans Jonas, da PUC-PR. Lidera ainda os Grupos de Pesquisa Dimensões do Conhecimento do Poder Judiciário, da ESMEC, e o Grupo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas Interinstitucionais (G-Teia), da UFC, todos eles credenciados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: Prof. Flávio Gonçalves, da Faculdade de Direito – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.