Vice-reitor e membros do LABOMAR visitam Escola de Aprendizes Marinheiros e estudam parceria

Vice-reitor mexe em uma máquina de navegação e olha para tela em sua frenteO vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Glauco Lobo, e representantes do Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) realizaram visita técnica à Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE). A atividade, que aconteceu no último dia 5, é uma das etapas para firmar parceria entre as instituições.

A UFC foi recepcionada pelo Comandante da EAMCE, capitão de fragata Alexandre Silva. Na ocasião, foram discutidos projetos que podem resultar da parceria. Os presentes puderam visitar o Centro de Simulação Tática da EAMCE, ambiente virtual em que é possível simular as manobras de navios.

A Profª Ozilea Menezes, diretora do LABOMAR, explica que a colaboração entre as instituições poderá resultar em projetos que trarão avanços fundamentais em áreas estratégicas do País, como o setor aquaviário, a segurança de navegação e o desenvolvimento sustentável. A parceria vai envolver alunos de ambas as instituições em treinamento, intercâmbio, troca de informações, visitas técnicas e eventos.

Entre as próximas atividades estão previstas visitas técnicas dos alunos do LABOMAR à sala do simulador de navegação da Escola de Aprendizes da Marinha, e dos alunos da EAMCE ao Argo Equatorial, barco do LABOMAR. Equipe das duas instituições posam para foto

“A formalização dessa parceria vai reforçar o papel da UFC no desenvolvimento regional nas áreas de educação, ciências, tecnologia e inovação”, declarou a diretora. Também estiveram presentes na visita a Prof.ª Lidriana Pinheiro, vice-diretora do LABOMAR; a Prof.ª Rozane Marins, coordenadora do Curso de Oceanografia, bem como os professores Rivelino Cavalcante e Cristina Rocha.

Fonte: Profª Oziléa Menezes, diretora do LABOMAR – fone: (85) 3366 7000