UFC se mantém entre melhores do mundo e sobe para a 13º posição no Brasil, aponta ranking THE

Banner com imagem da reitoriaA Universidade Federal do Ceará entrou, mais uma vez, na lista das melhores universidades do mundo elaborada pelo britânico Times Higher Education (THE), um dos mais importantes e prestigiados rankings internacionais de universidades. Na edição 2020 do levantamento, a UFC ocupa a 13ª posição no Brasil, avançando três colocações sobre o ranking anterior.

No País, o THE avaliou 46 instituições de ensino. No ranking mundial, a UFC ficou no grupo 1001+, melhorando em quatro dos cinco pilares considerados na avaliação do THE: ensino; pesquisa; citações; transferência de conhecimento entre a instituição e a indústria; e internacionalização.

O melhor desempenho da UFC se deu na transferência de conhecimento, no qual a Universidade alcançou a 750ª posição mundial. Essa categoria refere-se à habilidade das universidades em ajudar a indústria com inovações, invenções e consultorias, sugerindo o quanto empresários se interessam em financiar pesquisas feitas pelas instituições de ensino e o quanto essas instituições são hábeis na atração de investimentos do mercado.

Em relação a 2019, a UFC avançou ainda em ensino (ambiente de aprendizagem), pesquisa (volume, renda gerada e reputação das pesquisas) e internacionalização (docentes e estudantes internacionais e colaborações de pesquisa). Apenas no pilar referente a citações, que mede a influência das pesquisas, a Federal do Ceará observou uma leve retração (reduzindo a pontuação de 21,4 para 20,7 no impacto das citações).

Conforme avaliação do THE, a UFC só permaneceu no ranking 1001+ de 2019 para 2020, mesmo tendo melhorado sua pontuação em quase todos os pilares, porque, nesta edição, foram incluídas mais instituições, passando de 1.102 para 1.396 universidades avaliadas.

Para o reitor Cândido Albuquerque, o resultado do ranking “é um indicativo maravilhoso”. “A UFC é a 13ª melhor universidade do Brasil, o que não é pouco. E isso dito pelo THE, que eu considero o melhor do mundo”, comemora. O reitor pondera, contudo, que é possível avançar muito mais. “Eu não tenho nenhuma dúvida que, em muito pouco tempo, a UFC estará se posicionando dentre as 10 melhores do Brasil. Essa é a meta que nós temos imediatamente. Apesar de todas as dificuldades, eu tenho certeza que nós vamos alcançar essa meta”, vislumbra.

Cândido aponta que é necessária uma melhora no posicionamento internacional. “No ranking mundial, fundamentalmente, nós temos que avançar muitos pontos. Porque ainda estamos um pouco atrasados. Significa dizer que a universidade brasileira precisa, como um todo, crescer”, analisa.

Para alcançar essa evolução, ele defende o foco em quatro áreas: pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. “Nós temos que trabalhar com a pesquisa para que nós possamos produzir bens com inovação, e temos que trazer empreendedorismo. Esse conjunto precisa ser feito. A Universidade hoje tem três eixos fundamentais, que é empreendedorismo, inovação e internacionalização. E os três estão agregados à pesquisa. Então, a Universidade tem que melhorar a sua pesquisa. Nós já estamos fazendo uma boa pesquisa, mas talvez o número de nossas pesquisas seja pequeno. Temos que ampliar”, projeta.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Neste ano, no mês de abril, o THE lançou um novo ranking no qual considerou a UFC como a primeira do Brasil no levantamento que apreciou a contribuição das universidades para questões como igualdade de gênero, ações climáticas, redução das desigualdades, entre outros aspectos sociais.

A pesquisa avaliou como universidades de 76 países têm gerado impacto no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Essa foi a primeira vez que um ranking global tem como foco tais aspectos, utilizando como base comparativa três grandes áreas: pesquisa, extensão e gestão. Na lista, figuram 15 universidades brasileiras, com a UFC no topo, empatada com três instituições de ensino de São Paulo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331