NUDOC será reinaugurado na terça (17), com lançamento de Sistema de Gestão de Riscos

imagem: arte de divulgação da reinauguração do NUDOCDesativado desde junho, o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica (NUDOC) da Universidade Federal do Ceará abrirá novamente as portas. Uma cerimônia nesta terça-feira (17) marcará a reinauguração do setor, agora em um espaço maior e com amplo acervo dos povos indígenas no Ceará. Na ocasião, será lançado o Sistema de Gestão de Riscos e Preservação de Acervos (SIGERPA), desenvolvido pelo Memorial da UFC.

A atividade ocorrerá a partir das 14h no Auditório Rachel de Queiroz, na área 2 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2762, Benfica). Os participantes terão a oportunidade de conhecer a coleção de acervos do NUDOC e as novas instalações do setor, localizado atrás do pátio de sociabilidades do bloco didático da História.

A celebração contará ainda com a mesa “Memórias dos povos indígenas do Ceará e novas perspectivas”, com a participação do Prof. Eurípedes Funes, do Programa de Pós-Graduação em História da UFC; do advogado e ativista Weibe Tapeba; e da escritora Telma Pacheco Tremembé, que lançará o livro Raízes do meu ser: meu passado presente indígena. A programação do evento conta ainda com o lançamento de uma plataforma on-line de gerenciamento de riscos, além de homenagens e coquetel de encerramento.

NUDOC – Sob responsabilidade do Departamento de História, o Núcleo de Documentação e Laboratório de Pesquisa Histórica tem como objetivo preservar e divulgar Imagem: foto da sala do NUDOC com dois armários de madeira com duas portas ao fundo e armários metálicos de gavetas nas lateraisacervos documentais que vão desde série de entrevistas realizadas com políticos na época da Constituinte a coleções de jornais nacionais e internacionais, revistas acadêmicas, entrevistas orais e em vídeo, livros e outros documentos relacionados à história do Ceará.

Recentemente, o NUDOC recebeu dois grandes acervos dos povos indígenas do Ceará: um da Associação Missão Tremembé, doado pela missionária Maria Amélia Leite; e outro do Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos (CDPDH), recebido pelo Núcleo de Estudos sobre Memórias e Conflitos Territoriais da UFC (COMTER/UFC).

No novo local, o NUDOC pretende ampliar seus serviços e ir além de um espaço para consulta de acervos. A ideia é que o setor possa oferecer oficinas de leituras e interpretação de documentos; orientações de normatização de trabalhos científicos; realização de encontros de cineclubes e de grupos de estudos, entre outras atividades.

Imagem: livro aberto com o nome SIGERPA dentro de vários losângulos no meio do livroSIGERPA – Como parte da programação de reinauguração do NUDOC, haverá o lançamento do Sistema de Gestão de Riscos e Preservação de Acervos (SIGERPA), plataforma on-line desenvolvida pela equipe do Memorial da UFC com o objetivo de catalogar e disponibilizar para a comunidade universitária informações sobre os agentes de risco nos acervos da Universidade.

Nele o usuário poderá obter informações sobre o acervo, tais como localização, setor responsável, infraestrutura, coleções disponíveis, estado de conservação e principais riscos para o setor. O sistema enumera dez riscos: força física, criminosos (disponível apenas para os responsáveis pelo acervo), fogo, água, pragas, poluentes, luz e radiação, temperatura incorreta, umidade relativa incorreta, e dissociação (desorganização).

O SIGERPA contará com informações do acervo do NUDOC, que recebeu orientações da equipe do Memorial no processo de reforma e mudança de espaço. A partir de um diagnóstico, o Memorial sugeriu intervenções para minimizar ou excluir os riscos, como, por exemplo, a substituição do forro PVC (material inflamável) na sala de guarda do acervo por uma laje e a instalação de uma porta corta-fogo no local.

Fontes: Núcleo de Documentação (NUDOC) – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Memorial da UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.