Grupo promove discussão sobre preservação digital de documentos eletrônicos na terça-feira (17)

Imagem: Miguel Arelano, sentado, atrás de uma mesa (Foto: Divulgação)O Grupo de Pesquisa em Representação da Informação (GPRI) da Universidade Federal do Ceará, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, promove na próxima terça-feira (17), uma conversa sobre preservação digital, ou seja, preservação de dados e documentos eletrônicos, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo. Será às 8h30min, no Auditório Rachel de Queiroz (área 2 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica), em evento aberto ao público e com inscrições no local. A organização providenciará certificados de participação.

O convidado é Miguel Arelano, coordenador da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Ele abordará a necessidade urgente de políticas de preservação digital e garantia de usabilidade, autenticidade, recuperação e acesso à informação no ambiente digital.

Miguel Arelano é mestre e doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília; editor do repositório internacional E-LIS e membro do Comitê Permanente de Preservação e Conservação da Federação Internacional de Associações de Bibliotecários e Bibliotecas (IFLA, na sigla em inglês). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase na preservação digital, em particular nas seguintes áreas: sistemas eletrônicos de gestão da informação, publicações científicas eletrônicas, repositórios digitais, dentre outras.

Fonte: Profª Virgínia Pinto, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFC – fone: (85) 3366 7975