Professores da Pós em Odontologia são premiados em Congresso de Pesquisa Odontológica

Imagem: foto de quatro pessoas em um palco sorrindo para a foto e segurando um cartaz com prêmioTrabalhos de professores do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Federal do Ceará foram premiados na 36ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPQO), realizada de 4 a 7 de setembro, em Campinas (SP).

O trabalho intitulado “Influence of immunoglobulins on plaque and gingival indices in children with and without type 1 diabetes mellitus” (na tradução: “Influência das imunoglobulinas nos índices de placa e gengival em crianças com e sem diabetes mellitus tipo 1”) recebeu a primeira colocação na premiação Joseph Lister, com prêmio de R$ 20.242,50. O valor será utilizado para custear a próxima apresentação da pesquisa na 98th General Session & Exhibition of the IADR, em Washington.

De autoria da Profª Thyciana Rodrigues Ribeiro, com orientação da Profª Cristiane Sá Roriz Fonteles, o trabalho também teve dentre seus coautores os professores Fábio Wildson Gurgel Costa e Paulo Goberlânio de Barros Silva e a doutoranda Renata Asfor, todos do PPGO, a professora da UECE Cláudia Ferreira Santos, a aluna de Odontologia da UFC Sara Maria Silva, e a Profª Adriana Costa e Forti, do Departamento de Medicina Clínica da UFC.

A premiação, que possui expressiva relevância no âmbito acadêmico, reconhece a inovação, a originalidade e o impacto social das pesquisas desenvolvidas e tem patrocínio da Johnson & Johnson do Brasil SA, sendo promovida pela International Association for Dental Research (IADR).

No mesmo evento, o trabalho “Estudo clínico do biofilme de próteses totais implantossuportadas”, de Larissa de Sousa Henrique (discente do Programa e bolsista PIBIC) com orientação da Profª Karina Matthes de Freitas Pontes, em parceria com docentes da Universidade de São Paulo (USP), recebeu certificado de menção honrosa na premiação Myaki Issáo.

Na ocasião, a pesquisa foi apresentada pela discente Larissa de Souza Henrique, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Também participam do projeto a doutoranda Iana Sá de Oliveira e o Prof. Paulo Goberlânio de Barros Silva, do PPGO.

Fonte: Programa de Pós-Graduação em Odontologia – fone: (85) 3366 8232