Seminário vai discutir as implicações psicossociais da pobreza para a população em situação de rua

Imagem: O evento foi organizado a partir de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da UFC  (Imagem: Divulgação)Estão abertas as inscrições on-line para o II Seminário Implicações Psicossociais da Pobreza: Vidas nas Ruas, que ocorrerá no dia 25 de setembro, das 14h às 19h, no auditório Rachel de Queiroz, no Centro de Humanidades 2 (Av. da Universidade, 2762, no Benfica), em Fortaleza. O seminário tem como objetivo discutir e facilitar espaços de reflexão sobre como as implicações psicossociais da pobreza atravessam os modos de vida da população em situação de rua.

O evento foi organizado a partir de ações de extensão e de pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM) da UFC. Estão previstas a mesa-redonda intitulada “O que é viver na rua – arte ou vadiagem?” e as oficinas “Teatro do oprimido”, “Fanzine” e “Composição de música”.

LANÇAMENTO DE LIVRO – Na programação do evento haverá também o lançamento do livro Psychosocial implications of poverty – diversities and resistances, da Editora Springer. A obra foi organizada pelos professores Verônica Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC; James Moura Jr., da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC; pela doutora em Psicologia (UFC) Elívia Cidade e pela doutoranda em Psicologia também pela UFC Bárbara Nepomuceno.

O livro apresenta uma compreensão multidimensional, psicossocial e crítica da pobreza ao reunir estudos realizados com grupos em diferentes contextos e situações de privação no Brasil, México, Paraguai, Nicarágua e Espanha.

Outras informações podem ser acessadas no site do NUCOM.

Fonte: Profª Verônica Morais Ximenes, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenadora do NUCOM – fone: 85 3366 7729