Estudantes de Engenharia Química recebem prêmio do Instituto Americano de Engenheiros Químicos

A equipe do AICHE UFC conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Outstanding Student Chapter (Imagem: DivulgaçãoO AICHE UFC, grupo formado por alunos do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará, conquistou pelo segundo ano consecutivo o Prêmio de Outstanding Student Chapter 2018-2019, concedido aos melhores capítulos estudantis do mundo pelo Instituto Americano de Engenheiros Químicos (AICHE, na sigla em inglês). A equipe é a única do Brasil a faturar a comenda, ficando entre as 27 selecionadas dos 320 capítulos de todo o mundo.

Os melhores grupos de estudantes (chamados de "capítulos") são escolhidos por critérios definidos pelo instituto, que abrangem número de encontros e eventos realizados; variedade de atividades promovidas, incluindo a elaboração do guia de carreira; impacto na comunidade; ações ligadas ao departamento; promoção de eventos sociais e esportivos e participação em programas do AICHE em nível local, nacional e internacional.

A premiação será entregue no 2019 AICHE Annual Meeting, conferência internacional do instituto, que ocorrerá de 10 a 15 de novembro, em Orlando.

A intenção é que cinco representantes da equipe possam estar presentes no evento para receber a premiação. Tendo em vista os altos custos da viagem, os membros do grupo estão arrecadando doações por meio de uma “vaquinha on-line”. O valor será utilizado para financiar a viagem dos representantes, que foram escolhidos com base no domínio da língua inglesa, do porte de visto e passaporte válidos.

O grupo sem fins lucrativos é formado por cerca de 20 estudantes, coordenados pelo Prof. Célio Cavalcante, do Departamento de Engenharia Química. O objetivo é aproximar os estudantes de Engenharia Química da UFC da indústria local para estimulá-los a conhecer mais sobre áreas de interesse e ajudá-los a alcançar a excelência.

Entre as ações desenvolvidas pelo capítulo estudantil do AICHE, estão a promoção de minicursos e workshops, projetos de integração estudantil através de esportes, programas sobre saúde mental de universitários, todos utilizados para arrecadação de alimentos destinados a instituições, além de visitas técnicas às indústrias do Estado.

Fonte: Letícia Silva, presidente do capítulo estudantil AICHE UFC – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.