Lançamento do romance “Em plena luz”, da Profª Tércia Montenegro, será no sábado (28)

Imagem: arte de divulgação do lançamento do livroO romance Em plena luz (Editora Companhia das Letras, 2019, 160 páginas), de autoria da Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará, será lançado no sábado (28), às 15h, no Museu da Fotografia Fortaleza (Rua Frederico Borges, 545, Varjota). Na ocasião, a escritora estará presente para sessão de autógrafos.

Após Turismo para cegos (Editora Companhia das Letras, 2015, 224 páginas), a segunda obra da escritora no gênero romance situa-se em Paris, onde a protagonista tece uma narrativa que foi idealizada inicialmente como uma história de amor e transformou-se ao fim em um relato de amizade.

No enredo, Lu, uma fotógrafa e escultora, foge para a França após separar-se de Zeno, homem estranho que aluga limusines. Ela se encontra em Paris quando ocorrem os atentados à boate Bataclan e ao restaurante Petit Cambodge. Paris não é mais uma festa.

Entretanto, nessa cidade tão propícia ao amor, Lu tem um relacionamento com um homem que encontra ao acaso, Étienne, um matemático vibrante, efusivo, recluso, cuja obsessão por limpeza torna a vida extenuante. De volta a Fortaleza, sua cidade de origem, Lu é procurada por Caio, jornalista com quem se envolve amorosamente e a quem concede entrevistas sobre a experiência de assistir aos atos de terror.

O livro está disponível em versão impressa e digital. As vendas em Fortaleza terão início a partir do lançamento, no entanto, encomendas já são aceitas no site da Amazon.

SOBRE A AUTORA – Escritora, fotógrafa e professora, Tércia Montenegro fez graduação em Letras e doutorado em Linguística pela UFC, onde também atua como docente. Realizou ainda estágio pós-doutoral na Universidade de Liège, na Bélgica. Na fotografia, participou de exposições individuais e coletivas, tendo conquistado prêmio pela Unifor Plástica.

Começou a carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O vendedor de Judas, que está atualmente em sua quinta edição e recebeu o selo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), do MEC. Sua obra é composta por quatro livros infantis, cinco de crônicas e contos, uma biografia e dois romances.

Entre as distinções recebidas estão os prêmios Redescoberta da Literatura Brasileira, concedido pela revista Cult; o do Governo de Minas Gerais de Literatura; o da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará; o Machado de Assis, da Fundação Biblioteca Nacional, como o melhor romance do ano; o Ideal Clube de Literatura; o Literatura BNB; a Bolsa para Escritores Brasileiros; e o incentivo do Programa Petrobras Cultural.

Foi colunista quinzenal do jornal O Povo e atualmente mantém o blog pessoal Livros e Bichos.

Fonte: Profª Tércia Montenegro, do Departamento de Letras Vernáculas – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.