Seminário da Pós-Graduação em Sociologia discute questões raciais de um país mestiço

Imagem: No seminário serão apresentados trabalhos finais de estudantes que cursaram a disciplina Racismo e Branquitude (Imagem: Divulgação)O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e o Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC) da Universidade Federal do Ceará promoverão, no dia 26 de setembro, o I Seminário sobre Branquitude, que traz a questão "Quem é branco no país da mestiçagem?". O evento marca o início de uma nova programação de pesquisas sobre relações raciais no Departamento de Ciências Sociais e no PPGS.

O objetivo do debate é inverter a perspectiva para pensar a construção social de raça: em vez de o foco ser a negritude, discussão mais comum no Brasil, os participantes são convidados a refletir sobre os significados de ser branco.

No seminário, composto por mesas de discussão, serão apresentados trabalhos finais de estudantes que cursaram a disciplina Racismo e Branquitude no PPGS, oriundos dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia, Psicologia e História Social da UFC e de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Participam também, como mediadores dos debates, a Profª Vera Rodrigues, do Mestrado em Antropologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e o Prof. Luiz Fábio Paiva, do Laboratório de Estudos da Violência (LEV/UFC).

A atividade, gratuita e aberta ao público, será realizada das 13h30min às 18h no Auditório Luiz de Gonzaga, do Departamento de Sociologia, localizado no 1° andar da área 3 do Centro de Humanidades (Av. da Universidade, 2995, Benfica). Mais informações sobre a programação estão no site do PPGS.