CDFAM tem manhã de prestação de serviços como parte da Semana Branca da Odontologia

Imagem: Professores e estudantes da UFC ofereceram serviços de promoção para a saúde bucal e sistêmica de crianças, gestantes, jovens e idosos (Foto: Divulgação)A sede da Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CDFAM), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade Federal do Ceará, ficou bem movimentada na manhã desta terça-feira (24) com atividades para a saúde bucal e sistêmica de crianças, gestantes, jovens e idosos. O programa integra a Semana Branca, instituída pela Lei Municipal nº 10.666/2018, com o objetivo de promover a saúde bucal da população de Fortaleza.

A semana envolve diversas instituições, como a Prefeitura de Fortaleza, a Associação Brasileira de Odontologia no Ceará e o Conselho Regional de Odontologia. Na UFC, a programação constou de acolhimento do público pela equipe da CDFAM, palestras sobre saúde bucal coletiva, testes rápidos para verificação de hepatite B, HIV e sífilis, autoexame bucal, orientações individuais sobre higiene bucal e distribuição de kits com escova, fio dental e creme dental, entre outros serviços.

As ações foram realizadas no pátio, salas, consultórios e auditórios da CDFAM, situada na Rua Pernambuco, 1674, no Planalto Pici, e abertas à participação de moradores do entorno do Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra e à comunidade acadêmica da UFC.

A coordenadora da CDFAM, Profª Walda Viana Brígido de Moura, do Departamento de Clínica Odontológica, destaca que as ações se desenvolveram com professores e estudantes dos Cursos de Odontologia, Farmácia, Fisioterapia e Enfermagem e em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Fortaleza por meio da atuação de alguns profissionais lotados na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) César Cals de Imagem: O evento no CDFAM promoveu também a integração entre os profissionais em formação nos diversos cursos da saúde com a comunidade (Foto: Divulgação)Oliveira Filho, da Secretaria Regional III, com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do Estado do Ceará (SINTUFCE). A PREX foi representada no evento pelo Prof. Rogério Mâsih, pró-reitor-adjunto de Extensão.

O Prof. Bernardo Diniz Coutinho, do Departamento de Fisioterapia da UFC, considera que evento dessa natureza “é importante para integração entre os profissionais em formação nos diversos cursos da saúde com a comunidade, contribuindo para a formação e qualificação dos serviços prestados na saúde pública e atenção primária”.

Fonte: Prof. Rogério Mâsih, pró-reitor-adjunto de Extensão – e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.